Corra Milkha, corra (2013)

País: Índia

Duração: 3 h e 06 min

Gêneros:  Biografia, drama, história, esporte

Diretor: Rakeysh Omprakash Mehra

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2356180/

Um filme biográfico que foge dos clichês naturais de superação de um atleta de alto nível porque mostra muito mais que isso.  É a Índia mais uma vez mostrando ao mundo que sabe fazer cinema de primeira qualidade.

Trata-se da história de Milkha Singh, um dos maiores corredores da história da Índia que colocou o país no topo do mundo do atletismo durante vários anos e tornou-se um herói nacional, inclusive com um feriado em sua homenagem. O filme é contado em flashbacks que retratam toda a vida de Milkha, desde os momentos felizes e infelizes de sua infância até sua consagração e frustrações como atleta.

Como dito no primeiro parágrafo, o filme não fica apenas no campo esportivo que o tornaria apenas mais um no meio de tantas biografias esportivas que já vimos no cinema. Um dos principais pontos tratados é a relação do protagonista com o Paquistão, país  vizinho com o qual a Índia travou batalhas sangrentas ao longo da história e, em uma delas, a família de Milkha foi disseminada, sobrando apenas sua irmã mais velha. No Paquistão, Milkha teve sua maior dor e também sua maior alegria, superando, inclusive, as memórias do passado que o perseguiram durante toda a sua vida.

Destaque absoluto para a direção de arte do filme. Um trabalho competentíssimo de cenografia, figurino, maquiagem e tudo mais inerente a esta área.  As filmagens também são um show à parte. Desde as câmeras lentas, para capturar pequenos detalhes, até a câmera frenética e “voadora” durante as corridas, o trabalho de filmagem consegue dar ao filme a intensidade que ele requer e nos oferece um resultado final digno de aplausos.

Um filme meticuloso ao extremo, onde tudo foi pensado para mostrar um turbilhão de emoções na vida de “Flying Sikh”, apelido conferido ao grande recordista mundial dos 400 m livres Milkha Singh o qual foi considerado por muitos da mídia esportiva local, o melhor atleta que a Índia já produziu.

O trailer segue abaixo.

Adriano Zumba

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.