Top 10 atuações de diretores como protagonistas de seus próprios filmes

A história mostra que é até comum que os cineastas atuem em seus próprios filmes ou em filmes de colegas de profissão afinal muitos deles possuem a veia de atuação também bastante calibrada. Muitos diretores, também, já foram atores em tempos passados e outros, na maioria das vezes, acumularam as duas funções. Em resumo, temos as mais diversas situações mas a verdade é que a participação dos mesmos abrilhanta ainda a mais a obra cinematográfica e dá um charme mais que especial.

Alguns diretores apenas “aparecem” em seus filmes como figurantes ou em papéis de pequena importância, como é o caso de Alfred Hitchcock, cujas 39 aparições em 52 longa-metragens, ao longo da sua carreira, criaram uma característica própria do mestre do suspense e realmente eram bastante hilárias. Outros diretores famosos como Martin Scorsese, George Lucas, Peter Jackson gostam também de fazer “pontas” em seus filmes mas sempre em papéis inferiores.

O objetivo desta lista é mostrar os diretores que auto dirigiram-se em um dos papéis principais de um de seus filmes de mais sucesso. Os critérios utilizados são, em primeiro lugar, a atuação, e em segundo lugar, a qualidade e representatividade do filme. Foi restringida também a participação de apenas um filme por diretor para que a lista ficasse mais diversificada pois, só Charles Chaplin e suas atuações inesquecíveis em seus filmes, preencheria pelo menos a metade da lista. Resumindo, foi escolhida a melhor atuação da filmografia de cada diretor-ator, colocada na lista e, subjetivamente, julgadas as melhores, desempatando através da qualidade do filme caso necessário. A nivel de informação, 5 diretores desta lista foram indicados ao Oscar de melhor ator pelo filme escolhido mas não ganharam. Segue abaixo a lista:

10. REDS (1981)

Título original : Reds

País : Estados Unidos

Duração : 3 h e 14 min

Gênero : Biografia, drama, romance

Diretor : Warren Beatty interpretando John Reed

IMDB : www.imdb.com/title/tt0082979/

Sinopse : Um pouco antes da Primeira Guerra Mundial John Reed (Warren Beatty), um jornalista americano, conhece Louise Bryant (Diane Keaton), uma mulher casada, que larga o marido para ficar com Reed e se torna uma importante feminista. Eles se envolvem em disputas políticas e trabalhistas nos Estados Unidos, e vão para a Rússia a tempo de participarem da Revolução de outubro de 1917, quando os comunistas assumiram o poder. Este acontecimento inspira o casal, que volta aos Estados Unidos esperando liderar uma revolução semelhante.

—– X —– X —–

09. ARGO (2012)

Título original : Argo

País : Estados Unidos

Duração : 2 h e 00 min

Gênero : Drama, thriller

Diretor : Ben Affleck interpretando Tony Mendez

IMDB : www.imdb.com/title/tt1024648/

Sinopse : 1979. O Irã está em ebulição, com a chegada ao poder do aiatolá Khomeini. Como o antigo xá ganhou asilo político nos Estados Unidos, que haviam apoiado seu governo de opressão ao povo iraniano, há nas ruas de Teerã diversos protestos contra os americanos. Um deles acontece em frente à embaixada do país, que acaba invadida. Seis diplomatas americanos conseguem escapar do local pouco antes da invasão, indo se refugiar na casa do embaixador canadense. Lá eles vivem durante meses, sob sigilo absoluto, enquanto a CIA busca um meio de retirá-los do país em segurança. A melhor opção é apresentada por Tony Mendez (Ben Affleck), um especialista em exfiltrações, que sugere que uma produção de Hollywood seja utilizada como fachada para a operação. Aproveitando o sucesso de filmes como “Guerra nas Estrelas” e “A Batalha do Planeta dos Macacos”, a ideia é criar um filme falso, a ficção científica Argo, que usaria as paisagens desérticas do Irã como locação. O projeto segue adiante com a ajuda do produtor Lester Siegel (Alan Arkin) e do maquiador John Chambers (John Goodman), que conhecem bem como funciona Hollywood.

—– X —– X —–

08. NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA (1977)

Título original : Annie Hall

País : Estados Unidos

Duração : 1 h e 33 min

Gênero : Comédia, romance

Diretor : Woody Allen interpretando Alvy Singer

IMDB : www.imdb.com/title/tt0075686/

Sinopse : Alvy Singer (Woody Allen), um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, acaba se apaixonando por Annie Hall (Diane Keaton), uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em um curto espaço de tempo eles estão morando juntos, mas depois de um certo período crises conjugais começam a se fazer sentir entre os dois.

—– X —– X —–

07. DANÇA COM LOBOS (1990)

Título original : Dances with wolves

País : Estados Unidos

Duração : 3 h e 00 min

Gênero : Aventura, drama, faroeste

Diretor : Kevin Costner interpretando John J. Dunbar

IMDB : www.imdb.com/title/tt0099348/

Sinopse : Durante a Guerra Civil Americana, soldado é enviado a um posto avançado no meio do nada e lá conhece uma tribo de índios sioux, da qual acaba fazendo amizade e tornando-se um deles.

—– X —– X —–

06. A NOITE AMERICANA (1973)

Título original : La nuite américaine

Título em inglês : Day for night

País : França

Duração : 1 h e 55 min

Gênero : Comédia, drama

Diretor : François Truffaut interpretando François Truffaut

IMDB : www.imdb.com/title/tt0070460/

Crítica Cineminha Zumbacana : Clique aqui

Sinopse : Um dos filmes que melhor representa as loucuras que se passam em um set de filmagem. Um ator que fica deprimido porque sua noiva sai com um dublê, uma atriz que se entregou às bebidas e não consegue lembrar de suas falas e muitas outras confusões, que o diretor deve fazer de tudo para contornar, até gravarem uma das cenas mais importantes do filme: a que o dia deve ser transformado em noite artificialmente.

—– X —– X —–

05. CANTANDO NA CHUVA (1952)

Título original : Singin’ in the rain

País : Estados Unidos

Duração : 1 h e 43 min

Gênero : Comédia, musical, romance

Diretor : Stanley Doney e Gene Kelly, o qual interpreta Don Lockwood

IMDB : www.imdb.com/title/tt0045152/

Sinopse : Em 1927, Hollywood, está um verdadeiro rebuliço, com a transição do cinema mudo para o falado. Don Lockwood e Lina Lamont, o casal mais querido do cinema mudo, prepara-se para rodar um musical. Mas, infelizmente, Lina, não só não sabe cantar, como tem uma voz horrível. A estreante, Kathy Selden, é chamada a emprestar sua voz à estrela. As gravações são uma confusão, mas tudo piora quando Don, se apaixona pela doce Kathy. Ao lado de seu inseparável amigo, o compositor Cosmo Brown, ele tenta mostrar ao mundo o talento de Kathy.

—– X —– X —–

04. OS IMPERDOÁVEIS (1992)

Título original : Unforgiven

País : Estados Unidos

Duração : 2 h e 11 min

Gênero : Faroeste

Diretor : Clint Eastwood interpretando William “Bill” Munny

IMDB : www.imdb.com/title/tt0105695/

Sinopse : Bill Munny (Clint Eastwood), um pistoleiro aposentado, volta à ativa quando lhe oferecem 1000 dólares para matar os homens que cortaram o rosto de uma prostituta. Neste serviço dois outros pistoleiros o acompanham e eles precisam se confrontar com um inglês (Richard Harris), que também deseja a recompensa e um xerife (Gene Hackman), que não deseja tumulto em sua cidade.

—– X —– X —–

03. CORAÇÃO VALENTE (1995)

Título original : Braveheart

País : Estados Unidos

Duração : 2 h e 57 min

Gênero : Biografia, drama, história

Diretor : Mel Gibson interpretando William Wallace

IMDB : www.imdb.com/title/tt0112573/

Sinopse : No século XIII, soldados ingleses matam mulher do escocês William Wallace (Mel Gibson), bem na sua noite de núpcias. Ele resolve então liderar seu povo numa vingança pessoal que acaba deflagrando violenta luta pela liberdade.

—– X —– X —–

02. CIDADÃO KANE (1941)

Título original : Citizen Kane

País : Estados Unidos

Duração : 1 h e 59 min

Gênero : Drama, mistério

Diretor : Orson Welles interpretando Charles Foster Kane

IMDB : www.imdb.com/title/tt0033467/

Sinopse : A ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.

—– X —– X —–

01. O GRANDE DITADOR (1940)

Título original : The great ditactor

País : Estados Unidos

Duração : 2 h e 04 min

Gênero : Comédia, drama, guerra

Diretor : Charles Chaplin interpretando um barbeiro judeu e Adenoyd Hynkel

IMDB : www.imdb.com/title/tt0032553/

Sinopse : Chaplin faz dois personagens: Adenoyd Hynkel, um ditador alemão muito parecido com Hitler; e um barbeiro judeu quase sósia do ditador. A coincidência faz os dois serem confundidos. O filme é principalmente uma paródia sobre Hitler e o nazismo, mas ataca também Mussolini e o fascismo. Com inteligência, Chaplin reveza o humor com tristes imagens de um gueto aterrorizado por tropas inimigas. É aqui que existe a clássica cena de Chaplin/Hynkel brincando com o globo terrestre.

—– X —– X —–

Adriano Zumba

Anúncios

2 comentários Adicione o seu

  1. ROBSON BAETA disse:

    Perfeito.
    Aprovado.

    Curtir

  2. Monica Costa disse:

    Argo é um bom filme de Alan Arkin. Muitos poucos filmes juntam a tantos talentos como o filme Despedida em Grande estilo fez. Parece fantástico que em um filme se pode ver uma história divertida com grande elenco compartindo seus diferentes estilos de atuação ancho que este é muito divertido do Alan Arkin Movies, ri muito, sempre tem excelente história. Pessoalmente eu irei ver por causo do tudo o elenco e uma boa história

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.