Top 20 filmes indianos dos últimos 25 anos

O cinema indiano que, para alguns, é brega, forçado e com poucos recursos, nas últimas décadas tem buscado a excelência necessária para transformar-se em uma das principais indústrias cinematográficas do mundo em termos de qualidade pois, em quantidade, já é uma das três primeiras. Principalmente nos últimos 10 anos, o salto de qualidade é bastante visível. O seu povo tem o cinema em sua cultura e o país tem indústrias de cinema em vários estados. O mais conhecido polo é o de Mumbai, antiga Bombaim, que conhecemos por Bollywood e é de lá que saem os principais filmes do país. Ainda temos Kollywood, Tollywood, Sandalwood, etc.

Resolvi fazer uma lista apenas do cinema contemporâneo indiano porque realmente não tenho o conhecimento necessário para voltar nas décadas do cinema do país e, além disso, só os filmes de Satyajit Ray, o maior cinesta indiano e um dos principais do mundo, preencheriam pelo menos 1/3 da lista. Ray faleceu em 1992 e, este ano, o qual considerei um divisor de águas, foi escolhido para dar início à pesquisa dos melhores filmes. Esta é uma ótima lista para servir como base para quem quiser começar a assistir aos filmes produzido no país do Taj Mahal. Então, segue abaixo a lista com os melhores filmes indianos dos últimos 25 anos:

 

20. KABHI KHUSHI KABHIE GHAM… (2001)

Título em inglês: HAPPINESS & TEARS

Duração: 3 h e 30 min

Gênero: Drama, musical, romance

Diretor: Karan Johar

IMDB: www.imdb.com/title/tt0248126/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: O melhor filme indiano de 2001, é um drama familiar, onde o conflito de gerações, honra de família, o amor de mãe e filho são os principais ingredientes que tornaram este filme num verdadeiro sucesso. Com interpretações de grandes nomes do atual cinema indiano, tais como Amitabh Bachchan, Shahrukh Khan, Kajol, Hrithik Roshan, Kareena Kapoor e Jaya Bhaduri, este filme tem uma maravilhosa trilha sonora,companhada de excelentes coreografias.

—– x —– x ——

19. VEER-ZAARA (2004)

Duração: 3 h e 12 min

Gênero: Drama, musical, romance

Diretor: Yash Chopra

IMDB: www.imdb.com/title/tt0420332/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: Saamiya Siddiqui, é uma jovem advogada paquistanesa que pega como primeiro caso algo impossível de vencer. O acusado, Veer, não fala com ninguém durante os vinte e dois anos que passou preso, porém, por ter sido tratado com dignidade por Saamiya, Veer, lhe conta sua história de amor, da Índia ao Paquistão, e também sobre sua amada, Zaara.

—– x —– x ——

18.  TOILET – UMA HISTÓRIA DE AMOR (2017)

Título original: Toilet – Ek Prem Katha

País: Índia

Duração: 2 h e 35 min

Gêneros: Comédia, drama

Diretor: Shree Narayan Singh

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt5785170/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: O filme é uma comédia que tem como trama central a campanha governamental para melhorar as condições de saneamento na Índia, com ênfase na redução da defecação aberta em áreas públicas, especialmente nas áreas rurais da Índia. Na estória, em um vilarejo do interior, um marido tenta a todo custo construir um banheiro para a sua esposa.

—– x —– x ——

17. LAGAAN – ERA UMA VEZ NA ÍNDIA (2001)

Título original: LAGAAN: ONCE UPON A TIME IN INDIA

Duração: 3 h e 44 min

Gênero:  Aventura, drama, esporte, musical, romance

Diretor: Ashutosh Gowaricker

IMDB: www.imdb.com/title/tt0169102/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: Índia, época da Rainha Victoria. Ano de 1893. Champaner, uma pequena povoação de camponeses da Índia Central. Nos arredores desta localidade é levantado um cantão britânico, governado pelo capitão Russell, um homem poderoso e arrogante, que decide sobre a vida e a morte dos habitantes dos povoados que estão sob a sua jurisdição. Lagaan, narrará a história de um insólito grupo de heróis encabeçados por Bhuwan, um jovem e enigmático camponês, cujo valor nasce dos seus ideais e do sonho que alberga no seu coração. Bhuwan, conta com a ajuda de Elizabeth, uma delicada menina inglesa, e da sua melhor amiga Gauri, uma jovem hindu que sonha casar com o homem que ama.

—– x —– x ——

16.  SWADES: WE, THE PEOPLE (2004)

Duração: 3 h e 30 min

Gênero: Drama

Diretor: Ashutosh Gowariker

IMDB: www.imdb.com/title/tt0367110/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: Mohan Bhargava (Shah Rukh Khan) saiu do pequeno vilarejo na Índia, onde ele nasceu e foi criado. Viaja para os Estados Unidos, onde trabalha na NASA. Mas depois da morte de seus pais, Mohan torna-se nostálgico e pede uma licença para visitar Kaveri (Kishori Ballal), uma mulher que ajudou a criá-lo. E no processo redescobre suas raízes.

—– x —– x ——

15.  BLACK (2005)

Duração: 2 h e 02 min

Gênero: Drama

Diretor: Sanjay Leela Bhansali

IMDB: www.imdb.com/title/tt0375611/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: Narra a história de Michelle McNally, uma jovem cega e surda. Por sua deficiência, é uma garota confusa, triste e violenta. Vive, assim, na escuridão. Até que conhece um professor que irá guiá-la a um outro universo, para o qual o conhecimento é a chave. A jovem então encontrará o caminho da luz.

—– x —– x ——

14. SECRET SUPERSTAR (2017)

País: Índia

Duração: 2 h e 30 min

Gêneros: Drama, família, música

Diretor: Advait Chandan

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt6108090/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: O filme mostra a jornada de Insia, uma garota de 14 anos de idade, moradora de Vadodara, cujo sonho de se tornar uma cantora muda a sua vida e de todos ao seu redor.

—– x —– x ——

13.  KAL HO NAA HO – O AMANHÃ É INCERTO (2003)

Título original: KAL HO NAA HO

Título em inglês: TOMORROW MAY NEVER COME

Duração: 3 h e 06 min

Gênero: Comédia, drama, romance

Diretor: Nikhil Advani

IMDB: www.imdb.com/title/tt0347304/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: Naina Kapur narra sua própria história.Ela é uma mulher muito séria que vive com sua família que, por sua vez, vive em briga. Sua avó(Lajjo) e sua mãe(Jennifer) brigam por a primeira culpar a nora pelo suicídio do filho e por Jennifer não gostar do desprezo com que Lajjo trata Gia,sua filha pequena. Lajjo é uma mulher tradicional e não gosta do fato de Gia ser filha adotiva, e por isto, trata apenas Naina e seu neto Shiv com amor, fazendo com que a pequena Gia sofra.A família tem um pequeno restaurante que está à beira da falência e não sabe o que fazer para que volte a dar lucros. Os problemas financeiros, as brigas familiares e a falta do pai fazem com que Naina fique mais triste, pessimista e mal-humorada a cada dia que passa. Seus únicos momentos de diversão são os que passa ao lado de Rohit, seu melhor amigo. Este é mulherengo (ou ao menos tenta), divertido e tem um enorme coração.Não possui grandes perspectivas para o futuro. A vida de todos muda com a chegada de Aman Mathur à vizinhança. Aman é muito alegre(e intrometido) e acaba ficando amigos de todos rapidamente.Ele encanta-se por Naina e tem como diversão irritá-la com suas piadas constantes e criticar a falta de amor à vida que ela demonstra. Aman também ajuda a família Kapoor a reerguer seu negócio. Com o tempo,Rohit se apaixona por Naina,que se apaixona por Aman. Naina é estimulada por Rohit a declarar seu amor a Aman, porém ele tem um segredo que o impede de viver seu amor por ela. Assim, ele decide fazer de tudo para que Naina e Rohit fiquem juntos.

—– x —– x ——

12. BAAHUBALI: O INÍCIO (2015)

TÍTULO ORIGINAL: BAAHUBALI: THE BEGGINING

Duração: 2 h e 39 min

Gênero: Ação, aventura, guerra, história

Diretor: S. S. Rajamouli

IMDB: www.imdb.com/title/tt2631186/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: Um filme que descreve uma batalha entre 2 irmãos. Shiva é um órfão sendo criado pela tribo que o encontrou no meio de um rio, ajudado por uma mão solitária pertencente a uma misteriosa senhora. Ao ver os soldados mortos nas proximidades, eles entendem que o recém-nascido está em perigo e fecham o túnel que supõem ter sido percorrido pelas pessoas que perseguiram a estranha senhora. Esse túnel ao que perceberam conduzia para cima das montanhas, onde supõem que exista uma cidade. Shiva cresce tentando alcançar o topo da montanha, pois algo o atraía para lá, até que depois de adulto, ele consegue chegar e então, desvenda-se sua verdadeira história.

—– x —– x ——

11. BAJRANGI BHAIJAAN (2015)

TÍTULO EM INGLÊS: BROTHER BAJRANGI

Duração: 2 h e 43 min

Gênero: Comédia, drama

Diretor: Kabir Khan

IMDB: www.imdb.com/title/tt3863552/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: Uma menina de 5 anos do Paquistão se perde de seus pais em uma estação indiana de trem. Perdida e faminta ela encontra abrigo na casa de Pavan, um devoto ardoroso de Hanuman, um devoto Hindu e que vem de uma famosa família de lutadores. O filme mostra a tocante história da jornada de Pavan para unir a criança com os pais, onde, contra todas as probabilidades, move o céu e a terra para cumprir a promessa que fez para a menina do outro lado da fronteira. Bajrangi Bhaijaan começa no cenário de uma colorida Chandni Chowk, viaja do coração do Punjab, através do deserto do Rajastão, até as montanhas cobertas de gelo da Caxemira.

—– x —– x ——

10. SIGA EM FRENTE MUNNA BHAI (2006)

TÍTULO ORIGINAL: LAGE RAHO MUNNA BHAI

TÍTULO EM INGLÊS: CARRY ON, MUNNA BHAI

Duração: 2 h e 24 min

Gênero: Comédia, drama, romance

Diretor: Rajkumar Hirani

IMDB: www.imdb.com/title/tt0456144/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: Esse filme conta a história de Munna, um simpático gangster, que começa a ter visões de Gandhi. Com o passar da história, Munna se utiliza de sua associação com Gandhi para ajudar as pessoas comuns com seus problemas. Sucesso absoluto de crítica e bilheteria, LRMB foi o primeiro filme indiano a ser exibido na ONU, além de ter causado um forte impacto cultural na sociedade indiana.

—– x —– x ——

09. MEU NOME É KHAN (2010)

TÍTULO ORIGINAL: MY NAME IS KHAN

Duração: 2 h e 45 min

Gênero: Drama, romance, thriller

Diretor: Karan Johar

IMDB: www.imdb.com/title/tt1188996/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: Rizwan Khan (Tanay Chheda), uma criança muçulmana que tem síndrome de Asperger, cresceu com a sua mãe (Zarina Wahab) na secção Borivali de Bombaim. Quando adulto (Shahrukh Khan), Rizwan muda-se para São Francisco onde vive com os seus irmãos. Ele apaixona-se por Mandira (Kajol) com quem mais tarde se casa. Após o 11 de Setembro, Rizwan e Mandira começam a enfrentar uma série de dificuldades o que faz com que eles se separem. Rizwan então começa uma longa jornada através dos Estados Unidos para conseguir Mandira de volta. Na sua jornada, ele inspira optimismo e alegria no coração das pessoas que encontra pela disseminação de mensagens por onde quer que passe.

—– x —– x ——

08. A CHANTAGEM (2015)

Título original: Drishyam

Título em inglês: The sight / Visual

Duração: 2 h e 43 min

Gêneros: Crime, drama, mistério, suspense

Diretor: Nishikant Kamat

IMDB: www.imdb.com/title/tt4430212/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Situado numa aldeia fictícia chamada Pondolem em Goa, o filme é um emocionante conto de Vijay Salgaonkar, um operador de TV a cabo local. Sua vida gira em torno de cinema e de sua família; Nandini a esposa e as filhas Anju e Anu. Um homem de poucos meios e necessidades, Vijay acredita que a vida é para ser vivida de forma simplista, sua esposa, que o ama devotamente, quer que o comportamento econômico e avarento de Vijay termine e quer o mundo para sua família. Se há uma coisa que Vijay não pode viver sem, é sua paixão para ver filmes. Tal é a sua obsessão ‘transparente’ que ele não se importa de ficar acordado a noite toda em seu escritório vendo filmes. Numa reviravolta de acontecimentos bizarros, um adolescente desaparece. Ele é o filho da inspetora geral de Goa, Meera Deshmukh. E a família Salgaonkar é a principal suspeita! Será que um homem de classe humilde será capaz de proteger sua família da opressão dos poderosos?

—– x —– x ——

07. BARFI! (2012)

TÍTULO ORIGINAL: BARFI!

Duração: 2 h e 31 min

Gênero: Comédia, drama, romance

Diretor: Anurag Basu

IMDB: www.imdb.com/title/tt2082197/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: Situado na década de 1970 em um canto bonito da Índia, Barfi! é a história de três jovens que aprendem que o amor não pode ser definido nem contido pelas normas da sociedade de normal e anormal. Barfi, um garoto surdo mudo se apaixona por Shruti. Apesar de sua profunda afeição por Barfii, Shruti cede a pressão da sociedade e dos pais para casar com um homem “normal” e levar uma vida ‘normal’. Muitos anos depois, seus caminhos se cruzam novamente quando Barfi, agora apaixonado por Jhilmil, está foragido da polícia. Barfi está procurando desesperadamente Jhilmil, que desapareceu. Shruti percebe que Jhilmil é autista o que a faz reconhecer que o verdadeiro amor é realmente cego. Presa em um jogo de gato e rato, na busca pela menina que Barfi ama, Shruti percebe que ela ainda é apaixonada por ele. Ela deve agora escolher entre sua felicidade e Barfi!

—– x —– x ——

06. CORRA, MILKHA, CORRA (2013)

TÍTULO ORIGINAL: BHAAG MILKHA BHAAG

TÍTULO EM INGLÊS: RUN MILKHA RUN

Duração: 3 h e 06 min

Gênero: Biografia, drama, esporte, história

Diretor: Rakeysh Omprakash Mehra

IMDB: www.imdb.com/title/tt2356180/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: A verdadeira história do “Flying Sikh” – vice campeão mundial e olímpico Milkha Singh. Que superou o massacre de sua família, guerra civil durante a partição entre Índia e Paquistão, e a falta de moradia para se tornar um dos atletas mais emblemáticos da Índia O filme começa nos Jogos Olímpicos de 1960 em Roma, onde um treinador diz “Bhaag Milkha Bhaag!” Milkha (Jarhan Akhtar) começa a correr, e teria ganho facilmente, se ele não olhasse para trás quando ele se aproxima do fim da corrida. O olhar para trás, custa-lhe o bronze. Em um flashback, então, a história remonta à sua infância. Vemos como sua infância feliz chega a um fim abrupto quando a terra em que ele e sua família viveram torna-se uma parte do novo Paquistão.

—– x —– x ——

05. HAIDER (2014)

TÍTULO ORIGINAL: HAIDER

Duração: 2 h e 40 min

Gênero: Ação, drama, policial

Diretor: Vishal Bhardwaj

IMDB: www.imdb.com/title/tt3390572/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: Um jovem retorna à Caxemira após o desaparecimento de seu pai para vingar-se do tio, o homem que teve um papel essencial no destino de seu pai.

—– x —– x ——

04. DILWALE DULHANIA LE JAYENGE (1995)

Duração: 3 h e 09 min

Gênero: Comédia, drama, musical, romance

Diretor: Aditya Chopra

IMDB: www.imdb.com/title/tt0112870/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: Raj e Simran são dois jovens indianos vivendo em Londres que, acidentalmente, se conhecem durante uma viagem pela Europa. Eles se apaixonam, mas Simran está prometida a um indiano. Raj não desanima e segue seu amor até a Índia, onde os dois tentam convencer a todos que precisam ficar juntos. Foi o filme de maior sucesso de Bollywood em 1995, assim como um dos maiores sucessos de todos os tempos da indústria. É o filme há mais tempo em cartaz na história da Índia(mais de 700 semanas). Está entre os “25 Must See Bollywood Films” da IndiaTimes e é um dos dois filmes indianos da seleção dos “1001 Filmes Que Você Deve Ver Antes de Morrer”.

—– x —– x ——

03. PINTE DE AÇAFRÃO (2006)

TÍTULO ORIGINAL: RANG DE BASANTI

TÍTULO EM INGLÊS: COLOUR IT SAFFRON

Duração: 2 h e 37 min

Gênero: Drama, história

Diretor: Rakeysh Omprakash Mehra

IMDB: www.imdb.com/title/tt0405508/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: Uma estudante inglesa chega à Índia para realizar um documentário sobre a independência do país. Inicialmente, os estudantes participantes do filme ridicularizam as pessoas e os ideais do passado, mas, pouco a pouco, o passado e o presente se interagem na construção da sociedade indiana contemporânea.

—– x —– x ——

02. 3 IDIOTAS (2009)

TÍTULO ORIGINAL: 3 IDIOTS

Duração: 2 h e 50 min

Gênero: Comédia, drama, romance

Diretor: Rajkumar Hirani

IMDB: www.imdb.com/title/tt1187043/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: Dois amigos, Farhan e Raju, embarcam em uma jornada em busca de seu amigo desaparecido, Rancho. Durante a viagem, eles se deparam com uma antiga aposta, um casamento que precisam arruinar e um velório que foge do controle. Em meio a tais peripécias, outra viagem se inicia, uma jornada através do tempo e da história do amigo desaparecido, Rancho, que, com seu jeito único, mudou completamente a vida dos dois; o amigo que os inspirou a pensar com criatividade e independência, mesmo quando o resto do mundo os chamava de idiotas, mas onde estaria o idiota original agora? Quem seria ele? Por que ele partiu? Para onde ele foi?

—– x —– x ——

01. COMO ESTRELAS NA TERRA (2007)

TÍTULO ORIGINAL: TAARE ZAMEEN PAR

TÍTULO EM INGLÊS: LIKE STARS ON EARTH

Duração: 2 h e 45 min

Gênero: Drama

Diretor: Aamir Khan, Amole Gupte

IMDB: www.imdb.com/title/tt0986264/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: É a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. O jovem Ishaan, não consegue acompanhar as aulas ou focar sua atenção, e é tratado com muita rudeza por seu pai. Após serem chamados pela escola, o pai decide levá-lo a um internato, atitude que leva o pequeno a entrar em depressão. Um professor substituto de artes, Nikumbh, logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de viver.

—– x —– x ——

Obs.: Está disponível um guia com recomendações de vários filmes indianos excepcionais – incluindo esses mostrados nessa lista -, separados por temática, para quem quiser iniciar a viagem cinematográfica pelas produções do país. Saliento que o referido guia é atualizado constantemente. Para visualizá-lo clique aqui.

Adriano Zumba

Anúncios

4 comentários Adicione o seu

  1. Anônimo disse:

    procuro um filme que vi durante a minha infancia com o titulo justiça de sangue

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.