Top 20 filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

Um dos temas mais abordados por filmes em toda a história do cinema. Uma passagem trágica da história da humanidade mostrada sob os mais diversos aspectos, com os mais variados gêneros cinematográficos e pelos mais diferentes cineastas, consagrados ou não. Levei em consideração a relevância do tema no roteiro do filme para fazer as escolhas desta lista. Por exemplo: Casablanca é um dos grandes filmes da história do cinema e, em seu roteiro, a Segunda Guerra Mundial aparece como um tema secundário, então, apenas por esse motivo, não entrou na lista.

Provavelmente, todo mundo é capaz de fazer a sua lista sobre este tema pois há uma vasta quantidade de filmes já produzidos e em diversos países do mundo, contudo, na opinião do blog, segue abaixo os melhores filmes com a temática da Segunda Guerra Mundial. Critiquem à vontade.


20. O menino do pijama listrado (2008)

Título original: The boy in the striped pajamas

Países: Estados Unidos, Reino Unido

Duração: 1 h e 34 min

Gêneros: Drama, guerra, história

Diretor: Mark Herman

IMDB: www.imdb.com/title/tt0914798/

Sinopse: Bruno (Asa Butterfield) tem 8 anos e é filho de um oficial do exército alemão que assume um posto de extrema importância no interior da Alemanha nos anos 40. Isto faz com que sua família deixe Berlim e se mude para uma área desolada, onde não há muito o que fazer. Em um de seus frequentes passeios, ele conhece Shmuel (Jack Scanlon), um garoto com mesma idade dele e que sempre está com um pijama listrado. Bruno passa a visitá-lo frequentemente, fazendo surgir entre eles uma amizade inesquecível que tocará os corações de todos.


19. O jogo da imitação (2014)

Título original: The imitation game

Países: Estados Unidos, Reino Unido

Duração: 1 h e 54 min

Gêneros: Biografia, drama, thriller

Diretor: Morten Tyldum

IMDB: www.imdb.com/title/tt2084970/

Sinopse: Baseado na história real do lendário criptoanalista inglês Alan Turing, considerado o pai da computação moderna, narra a tensa corrida contra o tempo de Turing e sua brilhante equipe no projeto Ultra para decifrar os códigos de guerra nazistas e contribuir para o final do conflito.


18. Cartas de Iwo Jima (2006)

Título original: Letters from Iwo Jima

País: Estados Unidos

Duração: 2 h e 21 min

Gêneros: Drama, guerra, história

Diretor: Clint Eastwood

IMDB: www.imdb.com/title/tt0498380/

Sinopse: Junho de 1944. Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), o tenente-general do exército imperial japonês, chega na ilha de Iwo Jima. Muito respeitado por ser um hábil estrategista, Kuribayashi estudara nos Estados Unidos, onde fizera grandes amigos e conhecia o exército ocidental e sua capacidade tecnológica. Por isso o Japão colocou em suas mãos o destino de Iwo Jima, considerada a última linha defesa do país. Ao contrário dos outros comandantes Kuribayashi moderniza o modo de agir, alterando a estratégia que era usada. Ele supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea, feita de túneis que davam para as suas tropas a estratégia ideal contra as forças americanas, que começam a desembarcar na ilha em 19 de fevereiro de 1945. Os japoneses sabiam que as chances de sair dali vivos eram mínimas. Enquanto isto acontece Kuribayashi e outros escrevem várias cartas, que dariam vozes e rostos para aqueles que ali estavam e o relato dos meses que antecederam a batalha e o combate propriamente dito, sobre a ótica dos japoneses.


17. O mais longo dos dias (1962) 

Título original: The longest day

País: Estados Unidos

Duração: 2 h e 58 min

Gêneros: Ação, drama, guerra

Diretores: Andrew Marton, Bernhard Wicki, Ken Annakin

IMDB: www.imdb.com/title/tt0056197/

Sinopse: Em 6 de junho de 1944, a Invasão Aliada marcou o início do fim da dominação nazista na Europa. O ataque envolveu 3.000.000 homens, 11.000 aeronaves e 4.000 navios, que compunham a maior armada que o mundo já viu. O Mais Longo dos Dias é uma reconstituição vivida, momento a momento, deste evento histórico. Apresentando um elenco de astros internacionais, e narrado do ponto de vista de ambos os lados, é um olhar fascinante que presencia os enormes preparativos, os erros e acontecimentos inesperados que determinaram o resultado de uma das maiores batalhas da História.
Vencedor de dois Oscar (Efeitos Especiais e Fotografia), O Mais Longo dos Dias está entre os verdadeiros grandes filmes de guerra de Hollywood.


16. Império do sol (1987)

Título original: Empire of the sun

País: Estados Unidos

Duração: 2 h e 32 min

Gêneros: Drama, guerra

Diretor: Steven Spielberg

IMDB: www.imdb.com/title/tt0092965/

Sinopse: Jim Graham (Christian Bale) é um garoto de 11 anos de uma família inglesa que vive no Oriente. Jim tem um padrão de vida alto, mas de repente é separado de seus pais em virtude da China ser invadida pelo Japão. Isto o força a se defender e o obriga a crescer, tornando-se então um sobrevivente em um campo de concentração com rígidas regras.


15. Patton, rebelde ou herói (1970)

Título original: Patton

País: Estados Unidos

Duração: 2 h e 52 min

Gêneros: Biografia, drama, guerra

Diretor: Franklin J. Schaffner

IMDB: www.imdb.com/title/tt0066206/

Sinopse: Norte da África, 1943. Patton (George C. Scott) assume o comando e injeta disciplina nos seus subordinados. Preocupado com a batalha contra o Marechal Rommel (Karl Michael Vogler), o famoso comandante alemão, Patton procura entendê-lo lendo o livro do próprio Rommel. Ao ser promovido, Patton é mandado para a Sicília, onde se ocupa em uma guerra pessoal de egos com o Marechal Montgomery (Michael Bates). Após um desempenho brilhante na Itália, ele coloca o futuro de sua carreira em perigo ao esbofetear em um hospital do exército um recruta, que estava tendo uma crise por ter um colapso nervoso. Este incidente o faz perder o comando do seu exército e, por extensão, ser excluído da invasão do “Dia D”, além de ser forçado a pedir desculpas públicas pelo ocorrido. No final da campanha, ele lidera o 3º Exército Americano através da Europa. Durante a Segunda Grande Guerra George S. Patton (1885-1945) inspirou respeito e medo entre os alemães e ressentimentos e incompreensão por parte dos Aliados. Era um historiador militar e poeta, que acreditava ter sido guerreiro em vidas passadas. Se considerava um predestinado a fazer algo grandioso nesta vida, mas teimosia e métodos controversos quase impedem que tal destino se realizasse.


14. Julgamento em Nuremberg (1961)

Título original: Judgement at Nuremberg

País: Estados Unidos

Duração: 3 h e 06 min

Gêneros: Drama, história

Diretor: Stanley Kramer

IMDB: www.imdb.com/title/tt0055031/

Sinopse: Após a 2ª Guerra Mundial um juiz americano é convocado para chefiar o julgamento de quatro juristas alemães responsáveis pela legalização dos crimes cometidos pelos nazistas durante a guerra. À medida que surgem provas de esterilização e assassinatos de judeus, a pressão política vai-se tornando cada vez maior, pois a Guerra Fria está chegando e ninguém quer mais julgamentos como os da Alemanha. Além disso, os governos aliados querem fortemente esquecer o passado, mas a coisa certa a ser feita é a questão que esse Tribunal tentará responder. É baseado em fatos reais, principalmente no caso Katzenberger, o último julgamento dos Processos de Guerra de Nuremberg que ocorreram depois da Segunda Guerra Mundial para julgar os criminosos nazistas.


13. A ponte do Rio Kwai (1957) 

Título original: The bridge on the River Kwai

Países: Estados Unidos, Reino Unido

Duração: 2 h e 41 min

Gêneros: Aventura, drama, guerra

Diretor: David Lean

IMDB: www.imdb.com/title/tt0050212/

Sinopse: Na 2ª Guerra Mundial vários soldados ingleses se tornam prisioneiros em um campo de concentração japonês. Este grupo é escolhido pelo chefe do campo para construir uma ponte sobre o rio Kwai. O coronel Nicholson (Alec Guinness), um oficial inglês, planeja a construção para demonstrar a superioridade britânica, mas Shears (William Holden), um americano que é prisioneiro do mesmo campo, planeja a destruição da ponte.


12. A vida é bela (1997)

Título original: La vita è bella

Título em inglês: Life is beatiful

País: Itália

Duração: 2 h e 56 min

Gêneros: Comédia, drama, romance

Diretor: Roberto Begnini

IMDB: www.imdb.com/title/tt0118799/

Sinopse: Na Itália dos anos 40, Guido (Roberto Benigni) é levado para um campo de concentração nazista e tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.


11. Quando voam as cegonhas (1957) 

Título original: Letyat Zhuravli

Título em inglês: The cranes are flying

País: Rússia

Duração: 1 h e 37 min

Gêneros: Drama, guerra, história

Diretor: Mikhail Kalatozov

IMDB: www.imdb.com/title/tt0050634/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: Veronika e Boris estão apaixonados. Eles caminham pelas ruas de Moscou até o amanhecer. Mas a Segunda Guerra Mundial está começando e Boris, que trabalha numa fábrica, alista-se voluntariamente às forças armadas. Para a tristeza de sua família e de Veronika, ele parte para a frente de batalha.


10. O resgate do soldado Ryan (1998)

Título original: Saving private Ryan

País: Estados Unidos

Duração: 2 h e 49 min

Gêneros : Ação, drama, guerra

Diretor: Steven Spielberg

IMDB: www.imdb.com/title/tt0120815/

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o alto comando do exército descobre que quatro irmãos Ryan estavam nas forças armadas e que três deles foram mortos. O Capitão John Miller (Tom Hanks) é designado para salvar o último soldado da família Ryan que ainda está vivo e retirá-lo do conflito. Porém, é preciso descobrir onde ele está, percorrendo diversas regiões do território em guerra. Durante a missão, Miller e seus soldados enfrentam inimigos e seus próprios medos.


09. A queda – As últimas horas de Hitler (2004)

Título original: Der untergang

Título em inglês: Downfall

Países: Alemanha, Áustria, Itália

Duração:  2 h e 36 min

Gêneros: Biografia, drama, guerra, história

Diretor: Oliver Hirschbiegel

IMDB: www.imdb.com/title/tt0363163/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.


08. Bastardos inglórios (2009)

Título original: Inglorious bastards

Países: Estados Unidos, Alemanha

Duração: 2 h e 33 min

Gêneros: Aventura, drama, guerra

Diretor: Quentin Tarantino

IMDB: www.imdb.com/title/tt0361748/

Sinopse: Durante a Segunda Guerra, na França ocupada pelo exército alemão, a jovem Shosanna Dreyfus (Mélaine Laurent) testemunha a execução da família pelo coronel nazista Hans Landa (Christoph Waltz). Porém, ela consegue escapar e passa a viver sob a identidade de uma proprietária de cinema em Paris, enquanto aguarda o momento certo para se vingar. Ainda na Europa, o tenente Aldo Raine (Brad Pitt) organiza um grupo de soldados judeus para lutar contra os nazistas. Conhecido pelo inimigo como Os Bastardos, o grupo de Aldo recebe uma nova integrante, a atriz alemã e espiã disfarçada Bridget Von Hammersmark (Diane Kruger), que tem a perigosa missão de chegar até os líderes do Terceiro Reich.


07. Fugindo do inferno (1963)

Título original: The great escape

País: Estados Unidos

Duração: 2 h e 52 min

Gênero: Ação, drama, guerra

Diretor: John Sturges

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0057115/

Sinopse: Soldados aliados tentam fugir de campo de concentração com perícia e ousadia. A cada tentativa frustrada, os soldados nazistas endurecem e cada vez mais é preciso resistir para não esquecer que ‘é dever de todo oficial tentar fugir’.

—– X —– X —–

06. O pianista (2002)

Título original: The pianist

Países: Alemanha, França, Polônia, Reino Unido

Duração: 2 h e 30 min

Gêneros: Biografia, drama, guerra

Diretor: Roman Polanski

IMDB: www.imdb.com/title/tt0253474/

Sinopse: O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.


05. Roma, cidade aberta (1945)

Título original: Roma città aperta

Título em inglês: Rome, open city

Países: Itália

Duração: 1 h e 43 min

Gêneros: Drama Guerra

Diretor: Roberto Rossellini

IMDB: www.imdb.com/title/tt0038890/

Sinopse: Roma, 1944. Um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero), é procurado pelos nazistas. Giorgio planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas. Ele se esconde no apartamento de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva de Francesco, Pina (Anna Magnani), que está grávida. Giorgio planeja deixar um padre católico, Don Pietro (Aldo Fabrizi), fazer a entrega do dinheiro. Quando o prédio é cercado, Francesco é preso pelos alemães e levado para um caminhão. Gritando, Pina corre em sua direção e é metralhada no meio da rua. Giorgio foge para o apartamento de sua amante, Marina (Maria Michi), sem imaginar que este seria o maior erro da sua vida.


04. O barco – Inferno no mar (1981)

Título original: Das boot

Título em inglês: The boat

País: Alemanha

Duração: 3 h e 29 min

Gêneros: Drama, guerra

Diretor: Wolfgang Petersen

IMDB: www.imdb.com/title/tt0082096/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: Em plena Segunda Guerra Mundial, em 1942, o capitão de um submarino enfrenta enormes dificuldades no comando de uma tripulação pouco experiente. Durante a Batalha do Atlântico Norte, eles vivem num inferno claustrofóbico afundando navios ingleses e procurando barcos aliados.


03. Vá e veja (1985)

Título original: Idi e smotri

Título em inglês: Come and see

País: Rússia

Duração: 2 h e 22 min

Gêneros: Drama, guerra

Diretor: Elem Klimov

IMDB: www.imdb.com/title/tt0091251/

Sinopse: Impressionante e rigoroso filme russo. Um dos mais importantes dos últimos tempos. Vá e Veja é uma experiência de dor e perda. Considerado selvagem e lírico, o filme narra a trajetória de Florya, um jovem separado de seus comandantes durante a Segunda Guerra Mundial.


02. O grande ditador (1940)

Título original: The great ditactor

Países: Estados Unidos

Duração: 2 h e 04 min

Gêneros: Comédia, drama, guerra

Diretor: Charles Chaplin

IMDB: www.imdb.com/title/tt0032553/

Sinopse: Chaplin faz dois personagens: Adenoyd Hynkel, um ditador alemão muito parecido com Hitler; e um barbeiro judeu quase sósia do ditador. A coincidência faz os dois serem confundidos. O filme é principalmente uma paródia sobre Hitler e o nazismo, mas ataca também Mussolini e o fascismo. Com inteligência, Chaplin reveza o humor com tristes imagens de um gueto aterrorizado por tropas inimigas. É aqui que existe a clássica cena de Chaplin/Hynkel brincando com o globo terrestre.


01. A lista de Schindler (1993)

Título original: Schindler’s list

País: Estados Unidos

Duração: 3 h e 15 min

Gêneros: Biografia, drama, história

Diretor: Steven Spielberg

IMDB: www.imdb.com/title/tt0108052/

Sinopse: A história real ronda em torno do alemão Oskar Schindler, que viu na mão-de-obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, quando este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus, em plena luta contra o extermínio alemão.


Obs. 1: Como comentado na introdução do post, filmes sobre a Segunda Guerra foram produzidos em vários lugares do mundo, inclusive onde nós nunca imaginaríamos. Há um filme, comentado aqui no blog, produzido na Macedônia que traz uma passagem real sobre o tema e relacionado ao esporte, no caso, o futebol. Não o coloquei na lista por razões óbvias, mas considero um filme de grande qualidade e interessantíssimo. Seu título é “The third half“. Traduzindo para o português é algo como “O terceiro tempo“. Para acessar a sua crítica clique aqui.

Obs. 2: Outros grandes filmes que poderiam perfeitamente estar nessa lista são: “Além da linha vermelha” (1998), “Os canhões de Navarone” (1961), “Tora! Tora! Tora!” (1970), “A menina que roubava livros” (2013), “O filho de Saul” (2015), “O último metrô” (1980), “Os falsários” (2007), “Stalingrado – Batalha final” (1993), “A chave de Sarah” (2010), “Os doze condenados” (1967), “Filhos da guerra” (1990), “A espiã” (2006), “Underground – Mentiras de guerra” (1995), “A ascensão” (1977), entre outros.

Adriano Zumba

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.