Top 20 filmes coreanos

Definitivamente, o século XXI fez muito bem ao cinema coreano, cujo crescimento acompanhou o desenvolvimento econômico do país, e hoje é um dos polos cinematográficos mais apreciados do mundo. Filme coreano cheira principalmente a sangue e remete automaticamente à vingança, pela quantidade de filmes aclamados com essa temática, contudo há outras produções com temáticas diversas que agradam bastante. Segue abaixo uma lista contendo minha opinião quanto aos melhores filmes produzidos na Coreia do Sul. Critiquem à vontade.


20. Os invencíveis (2008)

Título original: Joheunnom nabbeunnom isanghannom

Título em inglês: The Good, the Bad, the Weird

País: Coréia do Sul

Duração: 2 h e 05 min

Gêneros: Ação, aventura, faroeste

Diretor: Kim Jee-Woon

IMDb: https://www.imdb.com/title/tt0901487/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Nos anos de 1930, no deserto da Manchúria, três coreanos fora-da-lei (o bom, o mau e o estranho) se envolvem numa aventura espetacular. O estranho rouba um mapa de um oficial japonês; o mau é pago para recuperá-lo; o bom é um caçador de recompensas que vai atrás dos outros dois homens. Num clima de faroeste, os destinos desses três homens se cruzam, e eles terão que lidar com os exércitos nipônico e chinês, além de vários bandidos russos com os quais cruzam pelo caminho.


19. Pietá (2012)

Título original: Pieta

País: Coreia do Sul

Duração: 1 h e 44 min

Gêneros: Crime, drama

Elenco Principal: Min-soo Jo, Jung-jin Lee, Ki-hong Woo

Diretor: Ki-duk Kim

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt2299842/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Kang-do trabalha cobrando empréstimos devidos a agiotas. Sem família, ele vive um cotidiano brutal e solitário, empregando métodos violentos para extorquir suas vítimas. Tudo muda quando ele é abordado por uma mulher que afirma ser sua mãe.


18. O gosto da vingança (2005)

Título original: Dalkomhan Insaeng

Título em inglês: A bittersweet life

País: Coreia do Sul

Duração: 2 h e 00 min

Gêneros: Ação, drama

Elenco Principal: Byung-hun Lee, Min-a Shin, Yeong-cheol Kim

Diretor: Jee-woon Kim

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0456912/

Sinopse: Sun-woo é o homem de confiança de Kang, um poderoso chefão da máfia. Sua nova missão é vigiar a jovem namorada de Kang para descobrir se ela tem um amante e, se confirmado, assassinar o casal. Quando ele finalmente encontra a garota com outro homem, ao invés de matá-los, Sun-woo resolve ajudar os dois a fugir do mafioso, em uma atitude inesperada e incoerente com sua reputação de assassino frio. Kang, inconformado com a traição, manda matar Sun-woo, que reage com uma vingança sangrenta e brutal.


17. O homem de lugar nenhum (2010)

Título original: Ajeossi

Título em inglês: The man from nowhere

País: Coreia do Sul

Duração: 1 h e 59 min

Gêneros: Ação, crime, thriller

Elenco Principal: Won Bin, Sae-ron Kim, Tae-hoon Kim

Diretor: Jeong-beom Lee

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt1527788/

Sinopse: A única ligação de um ex-agente especial do CHA, Tae-shik, com o resto do mundo é uma menina, So-mi, que mora nas proximidades. Sua mãe, Hyo-Jeong, contrabandeia drogas de uma organização de tráfico de drogas e confia Tae-shik, com o produto, sem deixá-lo saber. Os traficantes descobrem sobre o contrabando e sequestram Hyo-Jeong e So-mi. A gangue promete libertá-los se Tae-shik, fazer uma entrega para eles, no entanto, o que eles realmente planejam é um grande complô para eliminar um líder rival de drogas. Quando o corpo de Hyo-Jeon, é descoberto, Tae-shik, percebe que a vida de So-mi, também pode estar em perigo. Tae-shik, fica furioso com a perspectiva de que So-mi, pode já estar morta e se prepara para uma batalha, pondo sua própria vida em risco.


16. O motorista de táxi (2017)

Título original: Taeksi Woonjunsa

Título em inglês: A taxi driver

País: Coreia do Sul

Duração: 2 h e 17 min

Gêneros: Ação, drama, história

Elenco Principal: Kang-ho Song, Thomas Kretschmann, Hae-jin Yoo

Diretor: Hun Jang

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt6878038/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: O filme retrata a história sobre um motorista de táxi, que acidentalmente foi para Gwangju em 1980, em meio a Revolta Democrática de 18 de maio contra o regime militar. Com base na história verdadeira do Massacre de Gwangju.


15. Lady Vingança (2005)

Título original: Chinjeolhan Geumjassi

Título em inglês: Lady Vengeance / Sympathy for Lady Vengeance

País: Coreia do Sul

Duração: 1 h e 55 min

Gêneros: Crime, drama, thriller

Elenco Principal: Yeong-ae Lee, Min-sik Choi, Shi-hoo Kim

Diretor: Chan-wook Park

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0451094/

Sinopse: Aos 19 anos Lee Geum-Ja, é condenada a 13 anos de prisão pelo sequestro e assassinato de um menino de 6 anos. Ela está acobertando o verdadeiro culpado, seu namorado e professor Sr. Baek. Quando descobre que está sendo traída, Geum-Ja, passa todo o seu tempo na cadeia preparando uma vingança para o ex-amante. Treze anos depois ela sai da cadeia e com a ajuda de algumas ex-colegas da prisão, encontra Srr. Baek e, põe em prática seu minucioso plano.


14. Zona de risco (2000)

Título original: Gongdong Gyeongbi Guyeok JSA

Título em inglês: Joint Security Area

País: Coreia do Sul

Duração: 1 h e 50 min

Gêneros: Ação, drama, guerra, thriller

Elenco Principal: Yeong-ae Lee, Byung-hun Lee, Kang-ho Song

Diretor: Chan-wook Park

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0260991/

Sinopse: Na fronteira que separa a Coréia do Norte da do Sul, dois soldados da Coréia do Norte foram mortos, supostamente por um soldado da Coréia do Sul. As 11 balas encontradas no corpo dos soldados levantam dúvidas. A investigação da equipe sueca da fronteira suspeita que outra parte desconhecida possa estar envolvida – tudo indica um plano para encobrir algo. A verdade é mais simples do que se pode imaginar e muito mais trágica.


13. A moment to remember (2004)

Título original: Nae Meorisokui Jiwoogae

País: Coreia do Sul

Duração: 1 h e 57 min

Gêneros: Drama, romance

Elenco Principal:Woo-sung Jung, Ye-jin Son, Jong-hak Baek

Diretor: John H. Lee

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0428870/

Sinopse: Su-jin, sempre foi uma garota um pouco esquecida. Ela acaba de sair de um mau relacionamento com um homem casado e tenta recomeçar sua vida. Ela então conhece Chul-soo, um homem bruto e de sentimentos frios. Su-jin, apesar da frieza de Chul-soo, se apaixona perdidamente por ele. Pode o amor tocar o coração de alguém tão frio? Só que os “esquecimentos” de Su-jin, não param de aumentar, o que parecia algo simples, parece que se tornou algo muito grave… Como você se sentiria se esquecesse o amor da sua vida, sua família, amigos, trabalho, tudo? Será que o amor pode vencer todos os obstáculos?


12. A irmandade da guerra (2004)

Título original: Taegukgi hwinalrimyeo

Título em inglês: The brotherhood of war

País: Coreia do Sul

Duração: 2 h e 20 min

Gêneros: Ação, drama, guerra

Elenco Principal: Dong-gun Jang, Won Bin, Eun-ju Lee

Diretor: Je-Gyu Kang

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0386064/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Do mesmo diretor de Shiri: Missão Terrorista chega esse épico sobre dois irmãos. Jin-Tae, um sapateiro, trabalhou incansavelmente para poder pagar a faculdade de seu irmão mais novo Jin-Seok. Entretanto, seus desejos e sonhos são colocados de lado quando os dois são forçados a entrar no exército contra suas vontades. Distante de casa e da família, Jin-Tae jura proteger Jin-Seok de qualquer perigo e a qualquer custo. No momento crucial da batalha, o destino intervém, forçando seus laços de fé, amor e confiança a serem testados diversas vezes neste drama de guerra cheio de tensão e ação.


11. Hope: Esperança (2013)

Título original: So-Won

Título em inglês: Hope / Wish

País: Coreia do Sul

Duração: 2 h e 02 min

Gênero: Drama

Elenco Principal: Re Lee, Kyung-gu Sol, Ji-won Uhm

Diretor: Joon-ik Lee

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt3153634/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Uma manhã chuvosa, So-Won caminha para a escola que não está muito longe de sua casa. Seu pai trabalha em uma empresa local e sua mãe tem uma modesta lojinha no bairro, de baixo de sua casa. So-Won caminha com seu amigo, mas este a deixa por outro grupo de amigos. So-Won não chega na escola e a polícia liga para os pais para comunicar que sua filha está no hospital por causa de uma horrível agressão.


10. O caçador (2008)

Título original: Chugyeogja

Título em inglês: The chaser

País: Coreia do Sul

Duração: 2 h e 05 min

Gêneros: Ação, crime, thriller

Elenco Principal: Yoon-seok Kim, Jung-woo Ha, Yeong-hie Seo

Diretor: Hong-jin Na

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt1190539/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Joong-ho Eom, é um detetive que se tornou cafetão por problemas financeiros, mas está de volta a ação, quando percebe que suas meninas estão desaparecendo uma após a outra. Uma pista o faz perceber que todas elas estavam com o mesmo cliente, identificado pelos últimos dígitos do celular. Então, o ex-detetive embarca numa caçada feroz ao homem, convencido de que ele ainda possa salvar Kim Mi-jin, a última menina desaparecida e assim acabar com este mistério.


09. Mother – A busca pela verdade (2009)

Título original: Madeo

Título em inglês: Mother

País: Coreia do Sul

Duração: 2 h e 09 min

Gêneros: Ação, crime, drama, mistério, thriller

Elenco Principal: Hye-ja Kim, Won Bin, Goo Jin

Diretor: Joon-ho Bong

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt1216496/

Sinopse: Uma mulher viúva cuida sozinha de seu filho único, Do-joon. Este homem de 28 anos, ingênuo e infantil, costuma se comportar de maneira inconsequente, dependendo com frequência da atenção materna. Um dia, ele é acusado do assassinato de uma adolescente, mas parece sequer compreender a acusação que enfrenta. Diante da incompetência do advogado encarregado de defendê-lo, a mãe parte em busca do verdadeiro assassino, para provar a inocência de seu filho.


08. Memórias de um assassino (2003)

Título original: Salinui Chueok

Título em inglês: Memories of murder

País: Coreia do Sul

Duração: 2 h e 11 min

Gêneros: Ação, crime, drama, mistério, thriller

Elenco Principal: Kang-ho Song, Sang-kyung Kim, Roe-ha Kim

Diretor: Joon-ho Bong

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0353969/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Baseado em uma fantástica história real, “Memórias de um Assassino” se passa na província de Gynnggi, na Coréia do Sul. O corpo de uma jovem brutalmente assassinada é achado pela polícia. Dois meses depois, em outro lugar, a brutalidade se repete. Em um local onde isso nunca deveria ter acontecido, os investigadores se deparam com crimes cometidos por um assassino em série. Começa então uma interessante investigação liderada pelo detetive Park Du-Man.


07. Mr. Vingança (2002)

Título original: Boksuneun Naui Geot

Título em inglês: Sympathy for Mr. Vengeance

País: Coreia do Sul

Duração: 2 h e 09 min

Gêneros: Ação, drama, thriller

Elenco Principal: Kang-ho Song, Ha-kyun Shin, Doona Bee

Diretor: Chan-wook Park

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0310775/

Sinopse: Ryu, jovem surdo-mudo, cuida da irmã, que precisa de um transplante de rim. Após ser demitido e enganado em uma negociação em que perde o próprio rim, Ryu, decide sequestrar a filha do ex-patrão, que desencadeará uma espiral de sangue, violência e vingança.


06. Silenced (2011)

Título original: Do-ga-ni

Título em inglês: The crucible

País: Coreia do Sul

Duração: 2 h e 05 min

Gênero: Drama

Elenco Principal: Yoo Gong, Yu-mi Jung, Hyeon-soo Kim

Diretor: Dong-hyuk Hwang

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt2070649/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Um novo professor de artes chega a uma escola para deficientes auditivos. Quando ele começa a ensinar lá, teme pela atmosfera desconfortável e pelo medo de que na escola existe algo mais do que os olhos podem ver. E realmente há.


05. Casa vazia (2004)

Título original: Bin Jip

Título em inglês: 3-Iron

País: Coreia do Sul

Duração: 1 h e 28 min

Gêneros: Crime, drama, romance

Elenco Principal: Seyun Lee, Hee Jae, Hyuk-ho Kwon

Diretor: Ki-duk Kim

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0423866/

Sinopse: Um jovem vagabundo invade a casa de estranhos e mora nelas enquanto os donos estão fora. Para pagar a estadia ele realiza pequenos consertos ou faz limpeza na casa. Ele costuma ficar um ou dois dias em cada lugar, trocando de casa constantemente. Até que um dia encontra uma bela mulher em uma mansão, que assim como ele também está tentando escapar da vida que leva.


04. Eu vi o diabo (2010)

Título original: Ang-ma-reul-bo-at-da

Título em inglês: I saw the devil

País: Coreia do Sul

Duração: 2 h e 22 min

Gêneros: Ação, drama, horror

Elenco Principal: Byung-hun Lee, Min-sik Choi, Joon-hyuk Lee

Diretor: Jee-woon Kim

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt1588170/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: A noiva de um agente secreto é morta por um serial killer. Cego pela fúria, ele começa a investigar os possíveis suspeitos do crime, até finalmente identificar o culpado. Mas, ao invés de matá-lo, resolve pôr em prática uma terrível e lenta vingança.


03. A criada (2016)

Título original: Ah-ga-ssi

Título em inglês: Tha handmaiden

País: Coreia do Sul

Duração: 2 h e 24 min

Gêneros: Crime, drama, mistério, romance, thriller

Elenco Principal: Min-hee Kim, Jung-woo Ha, Jin-woong Cho

Diretor: Chan-wook Park

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt4016934/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Coreia do Sul, anos 1930. Durante a ocupação japonesa, a jovem Sookee (Kim Tae-ri) é contratada para trabalhar para uma herdeira nipônica, Hideko (Kim Min-Hee), que leva uma vida isolada ao lado do tio autoritário. Só que Sookee guarda um segredo: ela e um vigarista planejam desposar a herdeira, roubar sua fortuna e trancafiá-la em um sanatório. Tudo corre bem com o plano, até que Sookee aos poucos começa a compreender as motivações de Hideko.


02. Oldboy (2003)

Título original: Oldeuboi

País: Coreia do Sul

Duração: 2 h e 00 min

Gêneros: Ação, drama, mistério, thriller

Elenco Principal: Min-sik Choi, Ji-tae Yu, Hye-jeong Kang

Diretor: Chan-wook Park

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0364569/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Oh Dae-su é preso depois de uma bebedeira. Ao sair da cadeia ele resolve ligar para casa. É aniversário de três anos de sua filha. Na cena seguinte acorda em um quarto onde há apenas uma televisão. Sem saber por quem e nem por que, Oh Dae-su fica preso durante 15 anos. Ao sair daquele lugar, procura entender o que se passou em sua vida. Mesmo afastado de tudo ele foi acusado de matar sua mulher. Oh Dae-su quer vingança. Custe o que custar. Para isso terá que viver uma história perturbadora, de fortes emoções.


01. Primavera, verão, outono, inverno e… primavera (2003)

Título original: Bom yeoreum gaeul gyeoul geurigo bom

Título em inglês: Spring, summer, autumn, winter… and spring

Países: Coreia do Sul, Alemanha

Duração: 1 h e 43 min

Gêneros: Drama, romance

Elenco Principal: Ki-duk Kim, Yeong-su Oh, Jong-ho Kim

Diretor: Ki-duk Kim

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0374546/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Ninguém é indiferente ao poder das quatro estações e de seu ciclo anual de nascimento, crescimento e declínio. Nem mesmo os dois monges que compartilham a solidão, em um lago rodeado por montanhas. Assim como as estações, cada aspecto de suas vidas é introduzido com uma intensidade que conduz ambos a uma grande espiritualidade e a tragédia. Eles também estão impossibilitados de escapar da roda da vida, dos desejos, sofrimentos e paixões que cercam cada um de nós. Sobre os olhos atentos do velho monge vemos a experiência da perda da inocência do jovem monge, o despertar para o amor quando uma mulher entra em sua vida, o poder letal do ciúme e da obsessão, o preço do perdão, o esclarecimento das experiências. Assim como as estações vão continuar mudando até o final dos tempos, na indecisão entre o agora e o eterno, a solidão será sempre uma casa para o espírito.


 

Adriano Zumba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.