Top 10 filmes metalinguísticos

Metalinguística ou função metalinguística é uma das 6 funções da linguagem (referencial, emotiva, poética, conativa, fática e metalinguística) concebidas pelo linguista russo Roman Jackobson e consiste na utilização do código para falar dele mesmo. Exemplificando, uma pessoa falando do ato de falar, um cantor cantando uma música sobre o ato de cantar, um escultor esculpindo uma estátua que pratica o ato de esculpir, uma peça de teatro cujo tema é o teatro, um pintor que pinta uma tela contendo um pintor durante seu ofício e, finalmente, um filme cujo tema central é o cinema ou exibe aspectos da arte de fazer cinema ou, mais sutilmente ainda, possui alguma nuance do cinema embutida em seu roteiro. Considero uma forma bastante elegante de produção da indústria cinematográfica e, ao longo da história, grandes filmes foram produzidos com esta característica. É a sétima arte homenageando a sétima arte!

 Segue abaixo os 10 melhores filmes com a função metalinguística em seus enredos.


10. VERMELHO COMO O CÉU (2006)

Título Original : Rosso come il cielo

Título em inglês : Red like the sky

País : Itália

Duração : 1 h e 36 min

Gênero : Drama

Diretor : Cristiano Bortone

IMDB : www.imdb.com/title/tt0450121/

Sinopse : Anos 70. Mirco (Luca Capriotti) é um garoto toscano de 10 anos que é apaixonado pelo cinema. Entretanto, após um acidente, ele perde a visão. Rejeitado pela escola pública, que não o considera uma criança normal, ele é enviado a um instituto de deficientes visuais em Gênova. Lá descobre um velho gravador, com o qual passa a criar estórias sonoras.


09. A ROSA PÚRPURA DO CAIRO (1985)

Título original : The purple rose of Cairo

País : Estados Unidos

Duração : 1 h e 22 min

Gênero :  Comédia, romance

Diretor : Woody Allen

IMDB : www.imdb.com/title/tt0089853/

Sinopse : Em área pobre de Nova Jersey, durante a Depressão, uma garçonete (Mia Farrow) que sustenta o marido bêbado e desempregado, que só sabe ser violento e grosseiro, foge da sua triste realidade assistindo filmes. Mas ao ver pela quinta vez “A Rosa Púrpura do Cairo” acontece o impossível! Quando o herói da fita sai da tela para declarar seu amor por ela, isto provoca um tumulto nos outros atores do filme e logo o ator que encarna o herói viaja para lá, tentando contornar a situação. Assim, ela se divide entre o ator e o personagem.


08. CANTANDO NA CHUVA (1952)

Título original : Singing in the rain

País : Estados Unidos

Duração : 1 h e 43 min

Gênero : Comédia, musical, romance

Diretor : Gene Kelly, Stanley Donnen

IMDB : www.imdb.com/title/tt0045152/

Sinopse : Em 1927, Hollywood, está um verdadeiro rebuliço, com a transição do cinema mudo para o falado. Don Lockwood e Lina Lamont, o casal mais querido do cinema mudo, prepara-se para rodar um musical. Mas, infelizmente, Lina, não só não sabe cantar, como tem uma voz horrível. A estreante, Kathy Selden, é chamada a emprestar sua voz à estrela. As gravações são uma confusão, mas tudo piora quando Don, se apaixona pela doce Kathy. Ao lado de seu inseparável amigo, o compositor Cosmo Brown, ele tenta mostrar ao mundo o talento de Kathy.


07. CLOSE-UP (1990)

Título original : Nema-ye Nazdik

País : Irã

Duração : 1 h e 38 min

Gênero :  Drama

Diretor : Abbas Kiarostami

IMDB : www.imdb.com/title/tt0100234/

Sinopse : Jovem cinéfilo apaixonado pelo trabalho do diretor iraniano Mohsen Makhmalbaf acaba preso ao se fazer passar pelo famoso diretor e vai a julgamento, acusado por uma família rica de falsidade ideológica, roubo e extorsão.


06. O DESPREZO (1963)

Título original : Le mépris

Título em inglês : Contempt

País : França

Duração : 1 h e 43 min

Gênero :  Drama

Diretor : Jean-Luc Godard

IMDB : www.imdb.com/title/tt0057345/

Sinopse : Paul Javal é um roteirista que vai a Roma para trabalhar em uma adaptação da obra A Odisséia, que contará com a direção do cineasta alemão Fritz Lang. Enquanto decide os últimos detalhes para aceitar o trabalho, sua relação com a esposa, Camille, começa a desabar, em um jogo de paixão, ciúmes e desprezo.


05. A NOITE AMERICANA (1973)

Título original : La nuit américane

Título em inglês : Day for night

País : França

Duração : 1 h e 55 min

Gênero :  Comédia, drama

Diretor : François Truffaut

IMDB : www.imdb.com/title/tt0070460/

Crítica Cineminha Zumbacana : Clique aqui

Sinopse : Um dos filmes que melhor representa as loucuras que se passam em um set de filmagem. Um ator que fica deprimido porque sua noiva sai com um dublê, uma atriz que se entregou às bebidas e não consegue lembrar de suas falas e muitas outras confusões, que o diretor deve fazer de tudo para contornar, até gravarem uma das cenas mais importantes do filme: a que o dia deve ser transformado em noite artificialmente.


04. A MALVADA (1950)

Título original : All about Eve

País : Estados Unidos

Duração : 2 h e 18 min

Gênero :  Drama

Diretor : Joseph L. Mankiewicz

IMDB : www.imdb.com/title/tt0042192/

Sinopse : Na noite de entrega do prêmio Sarah Siddons, todas as atenções se voltam para Eve Harrington (Anne Baxter). Utilizando o flashback, a vida de Eve é revelada, desde quando conheceu e foi contratada como secretária de Margo Channing (Bette Davis), uma grande estrela da Broadway, até ela mesma alcançar o estrelato.


03. OITO E MEIO (1963)

Título original : Otto e Mezzo

Título em inglês : 8½

País : Itália

Duração : 2 h e 18 min

Gênero :  Drama

Diretor : Federico Fellini

IMDB : www.imdb.com/title/tt0056801/

Sinopse : Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem idéia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.


02. CREPÚSCULO DOS DEUSES (1950)

Título original : Sunset Blvd.

País : Estados Unidos

Duração : 1 h e 50 min

Gênero :  Drama, noir

Diretor : Billy Wilder

IMDB : www.imdb.com/title/tt0043014/

Sinopse : No início um crime é cometido e uma voz em off começa a narrar que tudo começou quando Joe Gillis (William Holden), um roteirista fugindo de representantes de uma financeira que tentava recuperar o carro por falta de pagamento e se refugia em uma decadente mansão, cuja proprietária, Norma Desmond (Gloria Swanson), era uma estrela do cinema mudo. Quando Norma tem conhecimento que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, que marcaria o seu retorno às telas. O roteiro era insuportável, mas o pagamento era bom e ele não tinha o que fazer. No entanto, o que o destino lhe reservava não seria nada agradável.


01. CINEMA PARADISO (1950)

Título original : Nuevo Cinema Paradiso

Título em inglês : Cinema Paradiso

País : Itália

Duração : 2 h e 35 min

Gênero :  Drama

Diretor : Giuseppe Tornatore

IMDB : www.imdb.com/title/tt0095765/

Crítica Cineminha Zumbacana : Clique aqui

Sinopse : Nos anos que antecederam a chegada da televisão (logo depois do final da Segunda Guerra Mundial), em uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e procurou travar amizade com Alfredo (Philippe Noiret), o projecionista que se irritava com certa facilidade, mas parelamente tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança, quando agora Toto (Jacques Perrin) cresceu e se tornou um cineasta de sucesso, que recorda-se da sua infância quando recebe a notícia de que Alfredo tinha falecido.


Outros filmes do mesmo tipo que ficaram de fora da lista : “Um homem com uma câmera (1929)”, “O artista (2011)”, “Os sonhadores (2003)” , “Barton Fink – Delírios de Hollywood (1991)”, “Cidade dos sonhos (2001)” , “Quando Paris alucina (1964)”, etc.

Adriano Zumba

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.