5 finalistas do Oscar de melhor filme internacional 2021

E foram anunciados os 5 finalistas da disputa pelo Oscar de melhor filme internacional em 2021. Duas grandes surpresas podem ser identificadas: a presença dos filmes de Hong Kong e da Tunísia, que já tinham sido consideradas como surpresas na shortlist de 15 filmes que foi divulgada anteriormente. Como tive a oportunidade de assistir à mais ou menos a metade dos 93 indicados pelos países, realmente os filmes desses países não estariam em minha lista final, entretanto, possuem méritos e qualidades suficientes, pois essa disputa de 2021 é caracterizada pela baixa produção cinematográfica em todo o mundo por conta da pandemia, e, em uma análise global dos indicados, há um decréscimo de qualidade a olhos vistos quando é feita uma comparação com anos anteriores. Nota-se que a concorrência ficou nivelada por baixo. Uma outra característica marcante da lista final é o que chamo de acessibilidade, ou seja, os filmes são de fácil entendimento, com pouca necessidade de uma interpretação mais profunda sobre suas temáticas e nuances, e sem vieses mais artísticos, o que normalmente encontramos em filmes não americanos, principalmente nos europeus. Por conta disso, é uma lista que se aproxima sobremaneira do público, cujos filmes podem ser assistidos através dos links que estão mais abaixo nesse post, para que todos possam fazer seu juízo de valor e escolher seus preferidos.

Os 5 finalistas têm temáticas pertinentes e atuais dada a conjuntura do mundo em que vivemos: alcoolismo, bullying, corrupção e direitos humanos/guerra. É mais um motivo de aproximação para o público.

Sobre a disputa entre os 5 filmes propriamente dita, imagino que, por toda fase pré-Oscar que vivenciamos, o representante da Dinamarca é o franco favorito. Não vejo muito espaço para uma surpresa, afinal, “Another round” vem abocanhando quase tudo em categorias correlatas de outras premiações. Como “Minari” e “Bacurau“, que são filmes que vêm rivalizando fortemente, não foram indicados por Coreia do Sul e Brasil, respectivamente, o Oscar está caindo, pela terceira vez, no colo da Dinamarca. No entanto, uma eventual vitória não significa que os demais 4 concorrentes não tenham excelentes qualidades. O filme bósnio é excepcional e é considerado por muitos como o melhor dos 5, e aborda um passagem real e nefasta da história da humanidade durante a chamada “Guerra da Bósnia”. “Quo Vadis, Aida” alia aspectos técnicos muito refinados com uma narrativa envolvente, angustiante e emocionante. No meu entender, é o único que pode surpreender nessa categoria, apesar de eu achar quase impossível. O filme romeno, “Collective“, segue a mesma linha de qualidade do bósnio, mas como se trata de um documentário, perde muita força na disputa, devendo levar a estatueta em sua respectiva categoria, Melhor Documentário. O tunisiano, “O homem que vendeu sua pele” é realmente impactante, mas a abordagem utilizada para o protagonista dentro da temática retirou boa parte de sua força. Era um filme com um potencial enorme pela temática absolutamente atual e relevante, mas a escolha do amor como direcionamento foi, no meu entender, decisiva para qualquer pretensão de voo mais alto. Ter chegado à final, já é uma grande vitória. E, finalmente, o representante de Hong Kong, “Better days“, considero que não teria lugar nem na lista dos 15 divulgada anteriormente, a despeito de ser um filme realmente muito bom e o mais acessível de todos os finalistas, mas força bastante as emoções e exagera em diversos pontos. Não é realmente o que se tem visto ao longo de toda a história da categoria, pois é muito destoante. De qualquer forma, fez história ao ser o primeiro filme do país a chegar na final do Oscar. Por mérito, essa quinta vaga deveria ter sido do representante de Taiwan, “A sun“.

Desejo boas experiências cinematográficas para todos – e façam suas apostas.


Aposta para o Oscar: Dinamarca


BÓSNIA E HERZEGOVINA – Bosnia and Herzegovina

QUO VADIS, AIDA? (2020)

Países: Bósnia e Herzegovina

Duração: 1 h e 41 min

Gêneros: Drama, guerra

Elenco Principal: Jasna Djuricic, Izudin Bajrovic, Boris Ler

Diretora: Jasmila Zbanic

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt8633462/

Sinopse: A história real de uma tradutora tentando salvar as vidas de seu marido e filho, durante o genocídio bósnio.

Crítica: Clique aqui

DINAMARCA – Denmark

ANOTHER ROUND (2020)

Título original: Druk

Países: Dinamarca, Suécia, Holanda

Duração: 1 h e 57 min

Gêneros: Comédia, drama

Elenco Principal: Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Magnus Millang

Diretor: Thomas Vinterberg

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt10288566/

Sinopse: Quatro amigos, todos professores do ensino médio, testam a teoria de que melhorarão suas vidas mantendo um nível constante de álcool no sangue.

Crítica: Clique aqui


HONG KONG – Hong Kong

BETTER DAYS (2019)

Título original: 少年的你 / Shaonian de ni

Países: Hong Kong, China

Duração: 2 h e 15 min

Gêneros: Crime, drama, família, romance

Elenco Principal: Dongyu Zhou, Jackson Yee, Fang Yin

Diretor: Kwok Cheung Tsang

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt9586294/

Sinopse: Uma adolescente assolada pelo bullying forma uma amizade improvável com um jovem misterioso que a protege de seus agressores, enquanto ela lida com as pressões de seus exames finais.

Crítica: Clique aqui


ROMÊNIA – Romania

COLLECTIVE (2019)

Título original: Colectiv

Países: Romênia, Luxemburgo

Duração: 1 h e 49 min

Gênero: Documentário

Elenco Principal: Razvan Lutac, Mirela Neag, Catalin Tolontan

Diretor: Alexander Nanau

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt10706602/

Sinopse: A história segue uma equipe de investigadores do jornal romeno Gazeta Sporturilor, enquanto tentam descobrir uma vasta fraude na área da saúde que enriqueceu magnatas e políticos e levou à morte de cidadãos inocentes.

Crítica: Clique aqui


4 estrelas

TUNÍSIA – Tunisia

THE MAN WHO SOLD HIS SKIN (2020)

Título original: L’Homme qui a vendu sa peau / الرجل الذي باع ظهره

Países: Tunísia, França, Bélgica, Alemanha, Suécia

Duração: 1 h e 44 min

Gênero: Drama

Elenco Principal: Monica Bellucci, Koen De Bouw, Yahya Mahayni

Diretor: Kaouther Ben Hania

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt10360862/

Sinopse: A jornada de Sam Ali, um homem sírio que fugiu para o Líbano a fim de escapar da guerra Síria.

Crítica: Clique aqui


Adriano Zumba

6 comentários Adicione o seu

  1. Gabriel disse:

    Nossa que trabalho sensacional, só agradecer por disponibilizar essas preciosidades aqui!!! Eu não estava achando “O Homem que Vendeu sua Pele” em NENHUM lugar hahahaha, novamente agradeço

    Curtir

  2. Eduardo disse:

    Bom dia, Zumba. Tudo bem? Maravilhoso seu trabalho!! Obrigado! Vou repassar para meus alunos. Aproveito para perguntar sobre o link para o filme “O Homem que vendeu sua pele”. Parece que não está funcionando. Abraço. Eduardo Calil

    Curtir

  3. Eduardo disse:

    Olá, amigo. Parece que removeram o link para o “Better days”, né? Tem previsão de retorno? Grande abraço e muito obrigado.

    Curtir

    1. Eduardo, os filmes do Oscar estavam disponíveis desde o começo do ano, e, por terem muitos acessos, o Google começou a me notificar. Tive que retirá-los por conta disso.

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.