Radical (2023)

Países: México, Estados Unidos

Duração: 2 h e 05 min

Gênero: Drama

Elenco principal: Eugenio Derbez, Daniel Haddad, Jennifer Trejo

Diretor: Christopher Zalla

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt14570440/


Citações:

  • “Não são carteiras, são botes salva-vidas.”
  • “Não precisamos de enciclopédias.”
  • “As notas são para nos formarmos e para que os nossos pais não se chateiem.”
  • “Nunca tirei um 10 na vida.”
  • “Talvez este seja o lugar certo para descobertas.”
  • “O que vocês precisam, o que cada um precisa, vocês já possuem: chama-se potencial.”
  • “Nada mudou na educação nos últimos 100 anos.”
  • “Não quero perder mais crianças.”
  • “Acho que vou ficar na sua casa por um tempo.”
  • “As pessoas apenas se importam com os resultados práticos.”
  • “…o que não tínhamos antes de você era a confiança de que poderíamos conseguir.”
  • “Esta é a minha realidade. Não há como escapar disso.”
  • “…vocês podem descobrir como resolver.”

Sinopse: Um professor numa cidade fronteiriça mexicana vítima de negligência, corrupção e violência, tenta um novo método radical para desbloquear a curiosidade, o potencial dos seus alunos – e talvez até a sua genialidade.


QUANTAS PALOMAS NÃO SE PERDEM NO CAMINHO?


O mundo é repleto de histórias fantásticas, sendo uma fonte inesgotáveis de temas para o cinema. “Radical” traz mais uma dessas histórias para que seja conhecida em todo o planeta, tendo o potencial de inspirar e emocionar seus espectadores. No filme, a história de jovens pré-adolescentes que vivem em uma área marginalizada de um município interiorano do México ganha uma estrada pavimentada por tijolos de esperança – quando a vida provavelmente os levaria para o lugar comum dada a conjuntura (dificuldades, subempregos, cooptação pelo tráfico, etc.) – com a chegada de um novo professor à sua escola. Vejam só que história ordinária, principalmente no cinema, entretanto, mesmo assim, tais filmes não deixam de praticar seu poder atrativo, pois não raro suscitam lembranças dos melhores educadores da vida de cada um, além de exaltar a importância da educação na vida de todos, mas, especificamente em relação a “Radical“, o contexto social existente no local onde a história se passa e a existência de uma “menina prodígio” dentre os alunos, cujo talento provavelmente se perderia ante as dificuldades da vida, cria um laço emocional forte com seus espectadores, com o condão até de tornar a obra inesquecível.

O filme utiliza um herói com métodos especiais e “pouco ortodoxos”; alguém que personifica o ajudante do herói através da observação da conjuntura; uma série de vítimas em potencial, cada uma com sua história de vida – umas mais penosas, outras menos, mas todas difíceis -, com vários antagonistas ao redor, inclusive o meio em que vivem faz as vezes, destacando duas delas: uma menina candidata a gênio e um menino candidato (ou obrigado) à marginalização e sem confiança em seu próprio intelecto/potencial. Sem citar nomes, resumidamente são esses os entes que constituem a narrativa. Notem que tais personagens denotam que há problemas a serem superados e pessoas a serem “salvas”, há alguém com boa-vontade e habilidades inovadoras para resolvê-los e há também inúmeras forças (algumas fortíssimas) que trabalham contra a consecução dos objetivos. Nomeando os personagens agora, respectivamente em relação à lista relacionada mais acima, temos o professor Sérgio, o diretor Chucho, a menina Paloma e o menino Nico, que dramatizam uma história real passada em Matamoros no México e que se tornou conhecida após a divulgação na Revista Wired em novembro de 2013.

Obviamente, os métodos utilizados por Sérgio são a vedete do filme, mas o contexto social construído é cheio de pontos de interesse a se considerar e há também uma forte crítica à educação tradicional. As pobres locações utilizadas (vários casebres de madeira, uma escola com poucos recursos, um grande “lixão”) já demonstram a precariedade do ambiente e a série de necessidades básicas ausentes naquele contexto. Uma menina coadjuvante, Lupe, apaixonada por filosofia, também chama a atenção pela obrigação que tem de cuidar dos irmãos mais novos enquanto sua mãe precisa sair para trabalhar. Aliás, a necessidade de subsistência de seus alunos e suas famílias também é uma grande força antagonista que atua no ambiente. Quanto à questão educacional, critica-se a necessidade de se mensurar as capacidades dos alunos através da frieza das provas, de se transmitir um certo “conteúdo obrigatório” em detrimento de outras formas de educação e da desconsideração e não identificação das potencialidades de cada aluno em prol de um “engessamento” do ensino para que sempre  siga um padrão tradicional em todos os seus processos. Quantos talentos são desperdiçados por essa abordagem arcaica, pois, muitas vezes, as capacidades de cada um existem e só precisam de um incentivo para “despertarem”? Nesse sentido, a personagem Paloma representa muito bem o talento que provavelmente a vida jogaria na lata do lixo pela falta de oportunidades que seu contexto social lhe impunha. Ainda sobre a personagem, é interessante citar a descoberta do pai da menina, que é catador de metais no lixão. Emocionante! Ampliando o pensamento, quantos talentos da docência são tolhidos em suas intenções e seus métodos para que sigam regras pré-estabelecidas? É para refletir. Ademais, outro ponto a ser considerado no filme é a corrupção, que é um câncer espalhado por todo mundo, representando talvez uma das maiores forças contra o desenvolvimento da humanidade em todos os aspectos.

Ao fim, restam inegavelmente bons sentimentos, um sorriso no rosto e talvez uma lágrima de alegria, a despeito de algumas tristezas que aparecem pelo caminho da experiência. Temos uma obra com uma temática recorrente, mas deveras envolvente, pois se tem a certeza de que a superação, a criatividade e a determinação , aliadas à oportunidade, incentivam o desenvolvimento de qualquer pessoa, mesmo quando a própria vida cria obstáculos. Educação é a base de tudo, pois muda realidades – e educação criativa e com caráter potencializador é melhor ainda.

O trailer com legendas em inglês segue abaixo.

O destino da menina Paloma Noyola (na vida real), pode ser conhecido clicando-se aqui (em espanhol).

Adriano Zumba


TRAILER

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.