Top 10 filmes sobre o fascismo

Segundo o Dicionário Michaelis, fascismo é o sistema ou regime político e filosófico, antiliberal, imperialista e antidemocrático, centrado em um governo de caráter autoritário, representado pela existência de um partido único e pela figura de um ditador, fundado na ideologia de exaltação dos valores da raça e da nação em detrimento do individualismo, como o estabelecido na Itália por Benito Mussolini (1883-1945), em 1922, cujo emblema era, simbolicamente, o fascio, isto é, o feixe de varas dos lictores romanos.

Dentre outras várias denominações que encontrei, destaco a de Umberto Eco, escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano: “O fascismo se baseia no culto a tradição, a rejeição ao  modernismo, o culto à ação pela ação, na comparação forçada entre dissidência e traição, o medo da diferença, o apelo a frustração social, a obsessão pelo golpismo, na alta expectativa quanto a força do adversário, na consideração do pacifismo como envolvimento com o inimigo, o desprezo pelo fraco, a educação para o heroísmo, o patriarcalismo bélico, um populismo seletivo, etc.”

Um ótimo artigo sobre o tema foi publicado na Revista Superinteressante (em português) e pode ser acessado clicando-se aqui.

É bom lembrar que o fascismo é anterior ao nazismo e surgiu na Itália nos anos 1920, pouco tempo depois da Primeira Guerra Mundial. De qualquer forma, o nazismo possui ideologias análogas e é considerado pelos historiadores como um regime fascista. Os regimes de Franco na Espanha, Salazar em Portugal, e as ditaduras militares nos países da America Latina também são considerados fascistas.

O fascismo voltou a ganhar destaque internacional pelas transformações políticas contemporâneas do mundo em geral e o crescimento da extrema direita em vários países, entretanto o fascismo nunca perdeu relevância nas telas do cinema – talvez, ele passasse apenas despercebido pelos olhos dos espectadores. Como esse tema está muito em evidência atualmente – principalmente no Brasil -, resolvi confeccionar essa lista de modo que os interessados assistam aos filmes e conheçam um pouco mais desse regime, para que tirem suas próprias conclusões e julguem se é pertinente ou não atribuir esse adjetivo a governos vigentes ou que possam ser eleitos nas mais diversas localidades do mundo.

Fiz questão de diversificar a lista de modo a incluir documentários, que, portanto, exibem informações reais sobre o assunto, e filmes ficcionais, que, de alguma forma, expliquem o modus operandi do fascismo em suas mais diversas nuances e outros aspectos relacionados. Acho que o resultado ficou bastante satisfatório. A lista segue abaixo. Critiquem à vontade.


10. V de vingança (2005)

Título original: V for Vendetta

Países: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha

Duração: 2 h e 12 min

Gêneros: Ação, drama, ficção científica, thriller

Elenco Principal: Hugo Weaving, Natalie Portman, Rupert Graves

Diretor: James McTeigue

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0434409/

Sinopse: m uma Inglaterra do futuro, onde está em vigor um regime totalitário, vive Evey Hammond (Natalie Portman). Ela é salva de uma situação de vida ou morte por um homem mascarado, conhecido apenas pelo codinome V (Hugo Weaving), que é extremamente carismático e habilidoso na arte do combate e da destruição. Ao convocar seus compatriotas a se rebelar contra a tirania e a opressão do governo inglês, V provoca uma verdadeira revolução. Enquanto Evey tenta saber mais sobre o passado de V, ela termina por descobrir quem é e seu papel no plano de seu salvador para trazer liberdade e justiça ao país.


09. O ovo da serpente (1977)

Título original: The serpent’s egg

Países: Estados Unidos, Alemanha

Duração: 1 h e 59 min

Gêneros: Drama, mistério, thriller

Elenco Principal:  Liv Ullmann, David Carradine, Gert Fröbe

Diretor: Ingmar Bergman

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0076686/

Sinopse: Na Berlim arrasada pela Primeira Guerra Mundial, um desempregado consegue refúgio em um apartamento de um cientista, que também lhe oferece um emprego. Porém, aos poucos ele descobrirá uma terrível verdade naquele lugar, e que tudo isso tem a ver com o suicídio de seu irmão.


08. Fascismo S/A. (2014)

Título original: Fasismos A.E.

Título em inglês: Fascism, Inc.

Países: Grécia, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido

Duração: 1 h e 23 min

Gêneros: Documentário, história

Diretor: Aris Chatzistefanou

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt3666338/

Sinopse: São apresentados contos desconhecidos do passado, o presente e o futuro do fascismo e sua relação com os interesses econômicos de cada época. Vamos viajar de Itália de Mussolini à Grécia sob a ocupação nazista, a guerra civil e a ditadura; e da Alemanha de Hitler ao moderno fascismo europeu e grego. “Facism, Inc.” segue os passos de “Debtocracy” e “Catastroika”, que descreviam as causas da crise da dívida, o impacto das medidas de austeridade, a erosão da democracia e do sell-out dos ativos do país. Este documentário é inspirado e pretende incentivar os movimentos anti-fascistas na Europa, ao mesmo tempo que continua sendo uma das maiores experiências de produção independente na área documental.


07. O quinto selo (1976)

Título original: Az ötödik pecsét

Título em inglês: The fifth seal

País: Hungria

Duração: 1 h e 56 min

Gêneros: Drama, guerra

Elenco Principal: Lajos Öze, László Márkus, Ferenc Bencze

Diretor: Zoltán Fábri

IMDB:  https://www.imdb.com/title/tt0075467/

Sinopse: 1944, final da II Guerra Mundial, Budapest, um grupo de amigos, composto por um relojoeiro, um sebista, um marceneiro, um dono de bar e um fotógrafo está reunido, conversando trivialidades e bebendo, quando um deles, tido como o mais cínico, faz uma pergunta que mudará, irremediavelmente, a vida de todos.


06. Pink Floyd: The Wall (1982)

País: Reino Unido

Duração: 1 h e 53 min

Gêneros: Animação, drama, fantasia, musical

Elenco Principal: Bob Geldof, Christine Hargreaves, James Laurenson

Diretor: Alan Parker

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0084503/

Sinopse: A história do “The Wall” é contada apenas com a música do Pink Floyd, imagens e efeitos naturais. Não há diálogos convencionais para o progresso da narrativa. Nossa história é sobre Pink, um astro do rock and roll que se senta trancado em um quarto de hotel, em algum lugar em Los Angeles. Muitos shows, muitas drogas, muito aplauso: um caso perdido. Na TV, um filme de guerra demasiado familiar preenche a tela. Uma mistura de tempo e lugar, realidade e pesadelo quando entramos nas memórias dolorosas de Pink, cada uma um “tijolo” no muro que ele tem gradualmente construído em torno de seus sentimentos.


05. O fascismo de todos os dias (1965)

Título original: Obyknovennyy fashizm

Título em inglês: Triumph Over Violence

País: União Soviética

Duração: 1 h e 22 min

Gêneros: Documentário, guerra, história

Elenco Principal: Mikhail Romm, Marlene Dietrich, Joseph Goebbels

Diretor: Mikhail Romm

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0059529/

Sinopse: “O fascismo de todos os dias” é um documentário soviético de Mikhail Romm, discípulo de Eisenstein, realizado em 1965. Nele podemos observar a visão soviética sobre o nazismo: suas causas, características e conseqüências. A ascensão de Hitler, o arianismo, o anti-semitismo, e a manipulação por parte da propaganda nazista. Feito com filmagens da época e dos arquivos dos nazistas, Mikhail Romm mostra um particular retrato do fascismo alemão, narrando-as com sua voz em off ele não se priva de fazer comentários sarcásticos e transigentes sobre o ridículo regime nazista.


04. A outra história americana (1998)

Título original: American History X

País: Estados Unidos

Duração: 1 h e 59 min

Gêneros: Crime, drama

Elenco Principal: Edward Norton, Edward Furlong, Beverly D’Angelo

Diretor: Tony Kaye

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0120586/

Sinopse: Derek, busca vazão para suas agruras tornando-se líder de uma gangue de racistas. A violência o leva a um assassinato, e ele é preso pelo crime. Três anos mais tarde, ele sai da prisão, e tem que convencer seu irmão, que está prestes a assumir a liderança do grupo, a não trilhar o mesmo caminho.


03. O Conformista (1970)

Título original: Il conformista

Título em inglês: The conformist

Países: Itália, França, Alemanha

Duração: 1 h e 53 min

Gênero: Drama

Elenco Principal: Jean-Louis TrintignantStefania SandrelliGastone Moschin

Diretor: Bernardo Bertolucci

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0065571/

Sinopse: Em 1938, em Roma, Marcello (Jean Louis Trintignant) acaba de aceitar um trabalho para Mussollini e flerta com uma bela jovem, o que faz com que ele fique cada vez mais conformista. Marcello resolve viajar a Paris em sua lua de mel e aproveita para cumprir uma missão designada por seus chefes: vigiar um professor que fugiu da Itália assim que os fascistas assumiram o poder no país.


02. Ele está de volta (2015)

Título original: Er ist wieder da

Título em inglês: Look who’s back

País: Alemanha

Duração: 1 h e 56 min

Gêneros: Drama, fantasia

Elenco Principal: Oliver Masucci, Thomas M. Köppl, Marc-Marvin Israel

Diretor: David Wnendt

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt4176826/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Adolf Hitler desperta no mesmo local em que ficava o seu bunker há 70 anos, mas vira um fenômeno da mídia ao ser confundido com um comediante.


01. A Onda (2008)

Título original: Die Welle

Título em inglês: The wave

País: Alemanha

Duração: 1 h e 47 min

Gêneros: Drama, thriller

Elenco Principal: Jürgen Vogel, Frederick Lau, Max Riemelt

Diretor: Dennis Gansel

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt1063669/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema “força pela disciplina” e dá ao movimento o nome de “A Onda”. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e “A Onda” já saiu de seu controle. Baseado em uma história real ocorrida na Califórnia em 1967.


 

Adriano Zumba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.