Top 10 filmes de Pedro Almodóvar

O cinema espanhol ao longo do tempo teve poucos grandes cineastas. O maior de todos foi Luis Buñuel, apesar de ter filmado pouco na Espanha. Revelou também Carlos Saura, realizador do ótimo “Cria Cuervos” e, finalmente, o último grande destaque do país nesse segmento foi Pedro Almodóvar, um diretor de temas polêmicos e roteiros marcantes. É bom lembrar que, atualmente, há uma nova safra de novos diretores espanhóis que possuem trabalhos bastante apreciáveis, mas ainda precisam de tempo para atingirem o status e a representatividade dos 3 diretores supracitados.

Os filmes de Almodóvar são, em suma, femininos, mas agradam a todos. Na maioria de suas obras, ele também é roteirista e seus enredos são geniais, ousados, perturbadores, lidam com as mais diversas fraquezas e dramas humanos e deixam o espectador bastante pensativo e reflexivo. A conexão que ele consegue fazer com seus personagens é inteligentíssima. Almodóvar vai jogando pontas de roteiro e no final os ata – parafraseando seu filme Ata-me – de uma maneira peculiar que só ele sabe fazer. O espectador mais atento vai notar também que há algumas coincidências meio forçadas em seus roteiros (como por exemplo o encontro de Agrado e Manuela em “Tudo sobre minha mãe”) mas isto não atrapalha nem um pouco, pois, normalmente, a narrativa é tão interessante que isso passa até despercebido.

Ao assistir a alguns de seus filmes, notamos características semelhantes : são filmes muito sexualizados; normalmente há um ou mais personagens homossexuais; extremamente coloridos (com um certo predomínio da cor vermelha); repletos de plot twists (ex.: “Volver” e “A pele que habito”); com cenas de outros filmes dentro deles (ex.: “A malvada”, “Viagem à Itália”); há “música cantada” dentro do filme e ótimas pitadas de humor negro. É uma maneira de fazer cinema diferente do cinema americano que estamos acostumados a ver. É tecnicamente muito rico e vale muito a pena apreciarmos seu trabalho.

Pesquisei muito sobre os acervos dos mais diversos diretores e notei que a maioria deles têm um período criativo predominante e depois não conseguem mais manter o padrão de seus filmes. Almodóvar teve as décadas de 1990 e 2000 fantásticas, com grande sucesso em seus filmes, porém, seus dois últimos filmes não agradaram muito. Amantes passageiros foi um fracasso e é realmente um filme que destoa completamente dos demais, e seu último filme, Julieta, que representou a Espanha na corrida pelo Oscar  em 2017, é muito menos ousado do que Almodóvar costuma realizar, apesar de ser um filme bastante apreciável. É um Almodóvar menos ousado, mas não deixa de ser um Almodóvar.

Para o bem da comunidade cinéfila deste planeta, espero que o grande Almodóvar não siga a regra citada acima e continue nos presenteando com seus maravilhosos filmes, pois é realmente um diretor genial .Tem sido um dos melhores nesses últimos 30 anos.

Segue abaixo a escolha do blog para seus 10 melhores filmes. Critiquem à vontade.


10. Julieta (2016)

Título original : Julieta

Título em inglês : Julieta

Duração : 1 h e 39 min

Gênero : Drama

IMDB : http://www.imdb.com/title/tt4326444/

Sinopse : Julieta (Emma Suárez/Adriana Ugarte) é uma mulher de meia idade que está prestes a se mudar de Madri para Portugal, para acompanhar seu namorado Lorenzo (Dario Grandinetti). Entretanto, um encontro fortuito na rua com Beatriz (Michelle Jenner), uma antiga amiga de sua filha Antía (Blanca Parés), faz com que Julieta repentinamente desista da mudança. Ela resolve se mudar para o antigo prédio em que vivia, também em Madri, e lá começa a escrever uma carta para a filha relembrando o passado entre as duas.


09. Abraços partidos (2009)

Título original : Los abrazos rotos

Título em inglês : Broken embraces

Duração : 2 h e 07 min

Gênero : Drama, romance

IMDB : www.imdb.com/title/tt0913425/

Sinopse : Há 14 anos, o cineasta Mateo Blanco (Lluís Homar) sofreu um trágico acidente de carro, no qual perdeu simultaneamente a visão e sua grande paixão, Lena (Penélope Cruz). Sofrendo aparentemente de perda de memória, abandonou sua posição de cineasta e preservou apenas seu lado de escritor, cujo pseudônimo é Harry Caine. Um dia Diego (Tamar Novas), filho de sua antiga e fiel diretora de produção, sofre um acidente, e Harry vai em seu socorro. Quando o jovem indaga Harry sobre seus dias de cineasta, o amargurado homem revela se lembrar de detalhes marcantes de sua vida e do acidente.


08. Carne trêmula (1997)

Título original : Carne trémula

Título em inglês : Live flash

Duração : 1 h e 38 min

Gênero : Drama, romance, suspense

IMDB : www.imdb.com/title/tt0118819/

Sinopse : Este drama de Almodóvar mostra como muitas vidas mudam por causa de um único tiro. Começando em 1970, quando uma prostituta (Penélope Cruz) dá a luz seu filho Victor, a história salta para uma Madrid contemporânea. É em cima de Victor Plaza que tudo se desenvolve, quando este se envolve numa confusão na casa de Elena (Francesca Néri), a quem conhecera dias antes. A polícia aparece por lá, um revólver dispara acidentalmente e Victor amarga sete anos na cadeia, onde arma a mais doce das vinganças. Culpa, arrependimento e redenção num thriller sensualíssimo. Adaptado do livro de Ruth Rendell.


07. Má educação (2004)

Título original : La mala educación

Título em inglês : Bad education

Duração : 1 h e 46 min

Gênero : Drama, mistério

IMDB : www.imdb.com/title/tt0275491/

Sinopse : Madrid, 1980. Enrique Goded (Fele Martínez) é um cineasta que passa por um bloqueio criativo e está tendo problemas em elaborar um novo projeto. É quando se aproxima dele um ator que procura trabalho, se identificando como Ignacio Rodriguez (Gael García Bernal), que foi o amigo mais íntimo de Enrique e também o primeiro amor da sua vida, quando ainda eram garotos e estudavam no mesmo colégio. Goded recebe do antigo amigo um roteiro entitulado “A Visita”, que parcialmente foi elaborado com experiências de vida que ambos tiveram. Goded lê o roteiro com profundo interesse. Este relata as fortes tendências de pedofilia que tinha um professor de literatura deles, o padre Manolo (Daniel Giménez Cacho), que vendo Ignacio e Enrique em atitude suspeita diz que vai expulsar Enrique. Ignacio, sabendo que Manolo era apaixonado por ele, diz que fará qualquer coisa se ele não expulsar Enrique. Então Manolo promete e molesta Ignacio, mas não cumpre a promessa e expulsa Enrique. Goded decide usar a história como base do seu próximo filme e, por causa de um isqueiro, vai até a casa de Ignacio e constata uma verdade surpreendente.


06. Mulheres à beira de um ataque de nervos (1988)

Título original : Mujeres al borde de un ataque de nervios

Título em inglês : Women on the verge of a nervous breakdown

Duração : 1 h e 30 min

Gênero : Comédia, drama

IMDB : www.imdb.com/title/tt0095675/

Sinopse : Em Madrid, Pepa Marcos (Carmen Maura), uma atriz que está grávida mas ninguém sabe, é abandonada por Ivan (Fernando Guillén), seu amante, e se desespera tentando encontrá-lo, pois deseja que ele lhe explique por qual motivo a deixou. Enquanto tenta falar com ele, Pepa recebe a visita Candela (María Barranco), uma amiga que se apaixonou por um desconhecido e agora que descobriu que ele é um terrorista xiita, ela teme ser presa. Mais tarde chega ao apartamento Carlos (Antonio Banderas), o filho de Ivan. Ele está acompanhado de Marisa (Rossy de Palma), sua noiva, pois os dois estão procurando um imóvel para alugar. Marisa sem saber bebe um gaspacho cheio de soníferos, que Pepa tinha preparado para Ivan, mas uma confusão realmente acontece quando fica claro que Ivan vai para Estocolmo com Paulina Morales (Kiti Manver) e Lucia (Julieta Serrano), a mulher de Ivan, planeja matá-lo. Apesar de ter sido preterida, Pepa quer fazer de tudo para salvar a vida de Ivan.


05. Dor e glória (2019)

Título original: Dolor y gloria

Título em inglês: Pain and glory

País: Espanha

Duração: 1 h e 53 min

Gênero: Drama

Elenco Principal: Antonio Banderas, Asier Etxeandia, Leonardo Sbaraglia, Penélope Cruz

Diretor: Pedro Almodóvar

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt8291806/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse : Salvador Mallo é um melancólico cineasta em declínio que se vê obrigado a pensar sobre as escolhas que fez na vida quando seu passado retorna. Entre lembranças e reencontros, ele reflete sobre sua infância na década de 1960, seu processo de imigração para a Espanha, seu primeiro amor maduro e sua relação com a escrita e com o cinema.


04. Volver (2006)

Título original : Volver

Título em inglês : Volver

Duração : 2 h e 01 min

Gênero : Comédia, drama, mistério, policial

IMDB : www.imdb.com/title/tt0441909/

Crítica Cineminha Zumbacana : clique aqui

Sinopse : Três gerações de mulheres sobrevivem ao vento quente, ao fogo, à loucura, à superstição, e até mesmo à morte, à base de bondade, de mentiras e de uma vitalidade sem limites. São elas Raimunda, casada com um operário a viver do subsídio de desemprego e uma filha adolescente, Sole, a sua irmã, que ganha a vida como cabeleireira, e a mãe de ambas, morta num incêndio, juntamente com o marido. O fantasma da mãe regressa à terra para ajudar primeiro a sua irmã e depois a Sole, embora com quem tenha deixado importantes assuntos pendentes tenha sido com Raimunda e com a sua vizinha da aldeia, Agustina. Tudo isto é só o início de uma história tão complexa quanto simples, tão comovente quanto terrível.


03. A pele que habito (2011)

Título original : La piel que habito

Título em inglês : The skin I live in

Duração : 2 h e 00 min

Gênero : Drama, thriller

IMDB : www.imdb.com/title/tt1189073/

Crítica Cineminha Zumbacana : clique aqui

Sinopse : Desde que a sua mulher foi vítima de um acidente de automóvel, o doutor Robert Ledgard, eminente cirurgião estético, dedica-se à criação de uma nova pele graças à qual poderia salvá-la. Doze anos após o drama, Robert consegue cultivar uma pele que é uma verdadeira couraça contra todas as agressões. Para além de muitos anos de investigação e de experimentação, Robert precisa de um cobaia, de um cumplice e de uma ausência total de escrúpulos. Os escrúpulos nunca o afogaram. Marília, a mulher que se ocupou de Robert desde o dia em que nasceu, é a cumplice a mais fiel do mundo. Quanto à cobaia…


     02. Tudo sobre minha mãe (1999)

Título original : Tudo sobre mi madre

Título em inglês : All about my mother

Duração : 1 h e 41 min

Gênero : Drama

IMDB : www.imdb.com/title/tt0185125/

Crítica Cineminha Zumbacana : clique aqui

Sinopse : Esteban é um jovem de 17 anos que está escrevendo uma história chamada Tudo Sobre Minha Mãe. No dia do seu aniversário, a mãe ia lhe contar tudo sobre seu pai, desconhecido para o menino. Mas um acidente impede que isso aconteça, e a mãe de Esteban decide partir atrás do pai de seu filho.


01. Fale com ela (2002)

Título original : Hable con ella

Título em inglês : Talk to her

Duração : 1 h e 52 min

Gênero : Comédia, drama, romance

IMDB : www.imdb.com/title/tt0287467/

Crítica Cineminha Zumbacana : clique aqui

Sinopse : O filme trata do amor e da amizade a partir da historia de dois homens cujas vidas se cruzam no hospital onde estão internadas as mulheres que eles amam. O primeiro é Benigno, o enfermeiro de Alícia, em coma há quatro anos. O outro é Marco, um jornalista que vela por sua amada, a toureira Lydia. Com uma trilha sonora e fotografia impecáveis, este filme vencedor do Oscar de melhor roteiro entrou para a galeria de grandes obras de Almodóvar. Merecem atenção especial o curta-metragem mudo inserido na trama, inspirado no cinema do início do século XX, e as belas seqüências com músicas interpretadas por Caetano Veloso e Elis Regina, o primeiro cantando ao vivo no próprio filme.


Adriano Zumba

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.