Top 10 filmes de Vittorio de Sica

Vittorio de Sica, o maior nome de um dos mais importantes movimentos cinematográficos da história do cinema, o neorrealismo italiano. Um diretor ganhador de três Oscars de melhor filme estrangeiro que, juntamente com Fellini, Visconti, Rossellini e Antonioni, integrou a melhor geração de cineastas da terra da velha bota em meados do século XX. Segue abaixo a escolha do blog dos seus 10 melhores filmes.


      10. O ouro de Nápoles (1954)

Título original: L’oro di Napoli

Título em inglês: The gold of Naples

Duração: 1 h e 47 min

Gênero: Comédia

IMDB: www.imdb.com/title/tt0047313/

Sinopse: Um filme-antologia reunindo seis curtas sobre a cidade onde o diretor Vittorio de Sica passou alguns anos de sua juventude.


09. Ontem, hoje e amanhã (1963)

Título original: Leri oggi domani

Título em inglês: Yesterday, today and tomoroww

Duração: 1 h e 58 min

Gênero: Comédia

IMDB: www.imdb.com/title/tt0057171/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui.

Sinopse: Três histórias sobre três mulheres diferentes e o homem o qual elas amam. Em Nápoles, Adelina (Sophia Loren) que é casada com Carmine (Marcello Mastroianni) um vagabundo, foi presa por contrabandear cigarros. Só que ela descobre que não pode ir para a cadeia enquanto estiver grávida. E agora, anos após e sete filhos depois, Carmine está “ligeiramente impotente” e a cadeia parece inevitável para Adelina que tenta “incentivá-lo” de todas as maneiras. Em Milão, Anna (Sophia Loren) dirige um Rolls Royce e está aborrecida ao lado de seu amante (Marcello Mastroianni). O casal discute e troca palavras hilariantes passando por uma série de contra-tempos engraçados. Mara (Sophia Loren) é uma garota de programa cujo encontro com o “ansioso” Augusto (Marcello Mastroianni) a todo instante é “interrompido” pelo vizinho, um seminarista cujo compromisso com a castidade está estremecido desde o momento em que a conheceu.


08. O jardim dos Finzi-Contini (1970)

Título original: Il giardino dei Finzi Contini

Título em inglês: The garden of the Finzi-Continis

Duração: 1 h e 34 min

Gênero: Drama

IMDB: www.imdb.com/title/tt0065777/

Sinopse: Baseado no romance de Giorgio Bassani sobre judeus italianos que lentamente se adaptam às opressões fascistas.


07. Matrimônio à italiana (1964)

Título original: Matrimonio all’italiana

Título em inglês: Marriage italian style

Duração: 1 h e 42 min

Gênero: Comédia, drama, romance

IMDB: www.imdb.com/title/tt0058335/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Durante a Segunda Grande Guerra, Domenico um bem sucedido homem de negócios e com uma grande queda pelas garotas, encontra a jovem e linda Filumena em um bordel. Após a guerra ele aluga um apartamento para ela e os dois se tornam amantes durante 22 anos. Porém, o que Domenico não sabe, é que Filumena tem três filhos que são criados por babás, e ao mesmo tempo, ele inicia planos para se casar com uma jovem empregada. Fingindo estar à beira da morte, Filumena tenta enganá-lo para que ele se case com ela. Domenico cancela seu casamento e Filumena lhe conta sobre os seus três filhos dizendo que um deles pertence a Domenico, mas não lhe diz qual.


06. Amargo despertar (1973)

Título original: Una breve vacanza

Título em inglês: A brief vacation

Duração: 1 h e 58 min

Gênero: Drama, romance

IMDB: www.imdb.com/title/tt0069823/

Sinopse: Milão, Itália. Vivendo em condições miseráveis num porão de um apartamento com seus três filhos, marido e agregados, uma mulher é diagnosticada com tuberculose e o tratamento recomendado é uma temporada em uma casa de saúde nos Alpes. Lá, ela conhece um jovem mecânico, também doente, e eles se apaixonam. Porém, chega a hora de voltar para casa e a vida de antes.


05. Duas mulheres (1960)

Título original: La Ciociara

Título em inglês: Two women

Duração: 1 h e 40 min

Gênero: Drama, guerra

IMDB: www.imdb.com/title/tt0054749/

Sinopse: Durante a Segunda Guerra, mulher viúva decide fugir da pequena cidade em que vive com a filha adolescente em busca de um lugar mais seguro.


04. Milagre em Milão (1951)

Título original: Miracolo a Milano

Título em inglês: Miracle in Milan

Duração: 1 h e 40 min

Gênero: Comédia, drama, fantasia

IMDB: www.imdb.com/title/tt0043809/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui.

Sinopse: Uma fábula inesquecível premiada com a Palma de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cinema de Cannes. Uma mulher acha um bebê abandonado num jardim. Após a morte da mãe adotiva, a criança é enviada para o orfanato. Aos 18 anos, Totó (Francesco Golisano) vai para Milão. Na cidade grande, mora num terreno ocupado por miseráveis, mudando a vida de todos com sua bondade. Após descobrirem petróleo, a felicidade dos moradores é ameaçada pelo proprietário, que manda a polícia evacuar o local. Quando tudo parece perdido, Totó recebe um presente dos céus, começando a fazer muitos milagres.


03. Umberto D. (1952)

Duração: 1 h e 29 min

Gênero: Drama

IMDB: www.imdb.com/title/tt0045274/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui.

Sinopse: Na Itália do início dos anos 1950, enquanto a economia do país renasce, os idosos sofrem com as miseráveis pensões dadas pelo governo. Em Roma, Umberto Domenico Ferrari, um funcionário público aposentado, é despejado por não conseguir pagar o aluguel de seu quarto. Na companhia de seu único amigo, o cachorrinho Flik, Umberto vaga pelas ruas, buscando apenas um objetivo: viver com dignidade.


02. Vítimas da tormenta (1946)

Título original: Sciuscià

Título em inglês: Shoeshine

Duração: 1 h e 33 min

Gênero: Drama

IMDB: www.imdb.com/title/tt0038913/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui.

Sinopse: Um retrato das crianças de rua na Itália pós-guerra. Giuseppe e Pasquale são duas das crianças, dois grandes amigos que vivem de lustrar os sapatos de soldados americanos. Eles dividem suas esperanças e seus sonhos inocentes de um futuro melhor, mas acabam presos numa terrível instituição para menores.


01. Ladrões de bicicleta (1948)

Título original: Ladri di Biciclette

Título em inglês: Bicycle thieves

Duração: 1 h e 33 min

Gênero: Drama

IMDB: www.imdb.com/title/tt0040522/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: A história se passa logo após a Segunda Grande Guerra, com a Itália destruída e o povo passando necessidade. Ricci consegue um emprego após muita espera. Só que esse emprego, de colador cartazes na rua, lhe pedia como obrigação uma bicicleta. Ricci e sua mulher Maria conseguem um dinheiro para uma, possibilitando que ele realize o seu trabalho. Há também o menino Bruno, filho do casal. Fascinado por bicicletas, o menino cai de cabeça com o pai na busca pela bicicleta que lhes foi roubada, quando Ricci trabalhava apenas em seu primeiro dia.


Adriano Zumba e Geraldo Willian

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.