Top 10 filmes sobre movimentos operários

Ao longo da história, greves, rebeliões e revoltas de classes de empregados foram bastante usadas como forma de protesto e para reivindicar direitos, aumentos salariais, melhores condições de trabalho, entre outros pleitos. Os movimentos operários tornaram-se praticamente um símbolo de ideologias esquerdistas em todo o mundo. Segue abaixo uma lista, como sugestão, dos 10 melhores filmes sobre esta temática.

Obs.: Os critérios utilizados para a confecção desta lista foram a qualidade do filme e a representatividade dentro da temática, não necessariamente nesta ordem.


10. Germinal (1993)

Países: França, Bélgica, Itália

Duração: 2 h e 40 min

Gêneros: Drama, romance

Diretor: Claude Berri

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0107002/

Sinopse: O filme retrata o processo de gestação e maturação de movimentos grevistas e de uma atitude mais ofensiva por parte dos trabalhadores das minas de carvão do século 19 na França em relação à exploração de seus patrões.


09. O sal da terra (1954)

Título original: Salt on earth

País: Estados Unidos

Duração: 1 h e 34 min

Gêneros: Drama, história

Diretor: Herbert J. Biberman

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0047443/

Sinopse: Baseado em fatos reais, o filme retrata uma greve dos mineiros de origem mexicana, no Novo México. Com exceção de cinco atores, o elenco é composto por não-profissionais, a maioria participantes na greve real. O filme é profético ao descrever a participação das esposas dos trabalhadores oprimidos, uma antecipação do movimento de emancipação feminina que surgiria uma década mais tarde. Num contexto de injustiça social, desenrola-se um drama familiar vivido por Ramon e Esperanza Quintero, um mineiro de origem mexicana e sua esposa. No decorrer da greve, os papeis de Ramon e Esperanza invertem-se: um mandado de segurança contra os grevistas masculinos faz com que as mulheres assumam as atividades piqueteiras, deixando aos homens as tarefas domésticas. As mulheres evoluem de uma posição de subordinação para igualdade, aliadas em busca do objetivo comum.


08. Como era verde meu vale (1941)

Título original: How green was my valley

País: Estados Unidos

Duração: 1 h e 58 min

Gêneros: Drama, família

Diretor: John Ford

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0033729/

Sinopse: Aos 60 anos, Huw Morgan relembra sua vida quando garoto (Roddy McDowall) em uma pequena cidade mineradora. Suas reminiscências revelam a desintegração da unida família Morgan e de seus dedicados pais (Donald Crisp e Sara Allgood), enquanto capta os sentimentos e problemas daquele tempo. Maureen O’Hara e Walter Pidgeon co-estrelam este aclamado clássico das telas nesta história sobre sonhos, lutas e triunfos de uma família. Vencedor de 5 Oscar (Melhor Filme, Diretor, Fotografia em Preto e Branco, Direção de Arte em Preto e Branco e Ator Coadjuvante – Donald Crisp), este foi o filme que tirou das mãos de Orson Welles e seu precioso Cidadão Kane o prêmio de Melhor Filme daquele ano.


07. O homem de ferro (1981)

Título original: Czlowiek z zelaza

Título em inglês: Man of iron

País: Polônia

Duração: 2 h e 36 min

Gêneros: Drama, história

Diretor: Andrzej Wajda

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0082222/

Sinopse: Um trabalhador comum que se torna um “homem de ferro” forjado pela experiência, um filho que faz as pazes com seu pai, um casal que se apaixona, um repórter buscando coragem para mudar sua vida e uma nação inteira passando por duras mudanças. Esses são os ingredientes deste filme de Andrzej Wajda, continuação de o “Homem de Mármore” (1977). Na Varsóvia de 1980, o Partido Comunista envia Winkel (Marian Opanian), um repórter alcoólatra e frágil, até o distrito de Gdansk, para descobrir os podres que estariam por trás das greves nos portos. Um dos focos principais dessa investigação seria o jovem Maciej Tomczyk (Jerzy Radziwiłowicz), um articulado trabalhador cujo pai foi morto durante os protestos de Dezembro de 1970. Fingindo interesse e simpatia, Winkel entrevista diversas pessoas que conhecem Tomczyk, incluindo sua esposa, a presidiária Agnieszka (Krystyna Janda). Ao fazer isso, Winkel se depara com uma realidade diferente da que ele imaginava, o que muda completamente sua visão acerca do regime comunista e do próprio Tomczyk. Um dos grandes diferenciais do filme está na forma como as entrevistas feitas por Winkel são apresentadas. Os flashbacks dos personagens são mostrados através de filmagens reais dos protestos de 1968 e 1970 e dos movimentos que deram origem aos sindicatos livres da Polônia, como o Solidarność. O “Homem de Ferro” ganhou a Palma de Ouro (1981), o Prêmio do Júri Ecumênico do Festival de Cannes (1981) e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1982, 54º edição).


06. A greve (1925)

Título original: Stachka

Título em inglês: Strike

País: União Soviética

Duração: 1 h e 22 min

Gênero: Drama

Diretor: Sergei Einsenstein

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0015361/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui.

Sinopse: O filme recria a greve de 1912 na Tsarist Rússia, um conflito entre operários e polícia.


05. Daens – Um grito de justiça (1992)

Título original: Daens

Título em inglês: Priest Daens

Países: Bélgica, França, Holanda

Duração: 2 h e 18 min

Gêneros: Biografia, drama, história

Diretor: Stijn Coninx

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0104046/

Sinopse: Na cidade de Aalst, norte da Bélgica, um grupo de trabalhadores vive em condições miseráveis, vítimas da exploração da indústria de tecidos onde estão empregados. A situação começa a mudar quando um padre revolucionário é transferido para a cidade e assume a igreja local.


04. A classe operária vai ao paraíso (1971)

Título original: La classe operaia va in paradiso

Título em inglês: Lulu the tool

País: Itália

Duração: 2 h e 05 min

Gênero: Drama

Diretor: Elio Petri

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0066919/

Sinopse: Adorado por seus superiores por ser um trabalhador extremamente dedicado e odiado pelo mesmo motivo por seus colegas de trabalho, Lulu vive entregue aos sonhos de consumo da classe média, alienado em meio aos movimentos de protesto de sua classe, até que um acontecimento põe em xeque suas opiniões.


03. Tempos modernos (1936)

Título original: Modern times

País: Estados Unidos

Duração: 1 h e 27 min

Gêneros: Comédia, drama, família, romance

Diretor: Charles Chaplin

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0027977/

Sinopse: Um operário de uma linha de montagem, que testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Mas o


 

02. O encouraçado Potemkin (1925)

Título original: Bronenosets Potemkin

Título em inglês: Battleship Potemkin

País: União Soviética

Duração: 1 h e 06 min

Gêneros: Drama, história

Diretor: Sergei Einsenstein

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0015648/

Sinopse: Baseado em eventos históricos, o filme conta a história de uma rebelião no Navio de Guerra Potemkin. O que começou como um protesto, gerou uma rebelião depois que foram servidas carnes estragadas aos marujos no jantar. Os marujos erguem a bandeira vermelha e tentam levar a revolução no navio até a sua terra natal, a cidade de Odessa.


01. Os companheiros (1963)

Título original: I compagni

Título em inglês: The organizer

Países: Itália, França, Iugoslávia

Duração: 2 h e 06 min

Gêneros: Drama, história

Diretor: Mario Monicelli

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0056945/

Sinopse: Sinegaglia é um professor desempregado que é obrigado a visitar um amigo na cidade de Turim. Chegando lá, ele ajuda na criação de um sindicato para os empregados de uma fábrica local.


Adriano Zumba

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.