Previsões para o Oscar de melhor filme estrangeiro 2018

E a temporada de premiações começou!

Em se tratando de filmes estrangeiros, ou seja, não americanos, que, diga-se de passagem, são os preferidos do blog, tivemos um ano menos brilhante que 2016. Poucas produções tiveram grande destaque, e isso deverá se refletir nas indicações para o Oscar de melhor filme estrangeiro, apesar de sempre haver alguns filmes realmente muito bem conceituados. Será uma disputa equilibrada, com filmes no mesmo patamar, mas dificilmente teremos uma surpresa na lista final de indicados, apesar de a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ter se mostrado imprevisível ao longo dos anos. Só para relembrar, em 2016, o filme australiano “Tanna“, simplório, com um roteiro conhecido – a história de Romeu e Julieta – e de baixo orçamento, desbancou filmes como o coreano “A criada“, e o francês “Elle“, que conquistaram diversas premiações durante o ano e realmente mereciam estar pelo menos entre os 5 finalistas.

Considerando o desempenho em festivais ao longo do ano de 2017, as críticas de revistas e comentaristas especializados no assunto e o meu próprio senso crítico sobre as obras a que tive a oportunidade de assistir, reduzi a lista inicial de 91 filmes, indicados pelos países, para apenas 10, e espero que entre eles esteja o ganhador da tão almejada estatueta. Nas próximas semanas, a Academia reduzirá a lista inicial para 9 filmes, e, por último, serão conhecidos os 5 finalistas no dia 23 de janeiro de 2018. Quem sabe os 9 “semifinalistas” e os 5 finalistas não estejam na lista proposta abaixo? Vamos aguardar e torcer.

A lista exprime meu pensamento preliminar sobre os indicados, e os 5 primeiros são minhas apostas para os finalistas. As críticas individuais dos escolhidos serão divulgadas em momento oportuno no decorrer dos próximos 2 meses. Os representantes da Áustria (“Happy end“), Coréia do Sul (“A taxi driver“), Espanha (“Summer 1993“)  e Noruega (“Thelma“) não entraram na lista, mas também são fortes candidatos. Gostaria de frisar que minha torcida é para o segundo filme da lista – o representante da Rússia -, mas o filme “The square“, da Suécia, desponta como favorito – apesar de ter ganho Cannes, pois raramente tal ganhador leva o Oscar também.

Então, ei-la. Critiquem à vontade.


 

10. White sun (2016)

Título original: Seto Surya

Países: Nepal, Holanda, Catar, Estados Unidos

Duração: 1 h e 29 min

Gêneros: Aventura, drama

Diretor: Deepak Rauniyar

IMDB: www.imdb.com/title/tt3638644/

Sinopse: O partidário anti-regime Chandra enfrenta obstáculos físicos, sociais e políticos para o funeral de seu pai. Sua busca por uma solução o leva para a vizinha aldeia da montanha e encontros com policiais e guerrilheiros rebeldes. Um retrato do pós-guerra civil do Nepal durante o frágil processo de paz.


09. Foxtrot (2017)

Países: Israel, França, Alemanha, Suiça

Duração: 1 h e 48 min

Gênero: Drama

Diretor: Samuel Maoz

IMDB: www.imdb.com/title/tt6896536/

Sinopse: Um filme inspirado nas experiências pessoais do diretor, Samuel Maoz, que foi soldado.


08. Corpo e alma (2017)

Título original: Testről és lélekről

Título em inglês: On body and soul

País: Hungria

Duração: 1 h e 56 min

Gêneros: Drama, romance

Diretor: Ildikó Enyedi

IMDB: www.imdb.com/title/tt5607714/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui.

Sinopse: Uma história de amor que começou em sonho, literalmente. Numa dualidade entre o dormir e o acordar, duas pessoas que não se conhecem têm sonhos exatamente iguais, e acabam se encontrando diariamente todas as noites nesse mundo paralelo de fantasia. Quando chega a hora de se encontrarem de verdade, a situação se mostra ainda mais complexa.


07. Mulheres divinas (2017)

Título original: Die göttliche Ordnung

Título em inglês: The divine order

Países: Suiça

Duração: 1 h e 36 min

Gêneros: Comédia, drama

Diretor: Petra Volpe

IMDB: www.imdb.com/title/tt5818818/

Sinopse: Suíça, 1971. A jovem dona de casa Nora (Marie Leuenberger) vive com seu marido e seus dois filhos numa pequena aldeia. Até então sua vida era tranquila e não tinha sido afetada com as grandes revoltas sociais e o movimento de 1968, mas, é aí que Nora começa a fazer campanha pelo direito de voto das mulheres.


06. Em pedaços (2017)

Título original: Aus dem nichts

Título em inglês: In the fade

Países: Alemanha, França

Duração: 1 h e 46 min

Gêneros: Crime, drama

Diretor: Fatih Akin

IMDB: www.imdb.com/title/tt5723272/

Sinopse: A vida de uma mulher de repente implode quando seu marido e filho são mortos em um atentado a bomba alegadamente perpetrado por neonazistas.


05. Primeiro, mataram o meu pai (2017)

Título original: First they killed my father: A daughter of Cambodia remembers

Países: Camboja, Estados Unidos

Duração: 2 h e 16 min

Gêneros: Biografia, drama, história

Diretor: Angelina Jolie

IMDB: www.imdb.com/title/tt4882376/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui.

Sinopse: Adaptação do livro “First They Killed My Father”, conta a história de sobrevivência de Loung Ung durante regime do Khmer Vermelho, no Camboja. Um período que durou quatro anos e culminou na morte de dois milhões de pessoas. Ainda criança, sua família foi separada acabou sendo treinada como soldada mirim em um campo para órfãos, enquanto seus seis irmãos foram enviados a campos de trabalhos forçados.


04. Uma mulher fantástica (2017)

Título original: Una mujer fantástica

Título em inglês: A fantastic woman

Países: Chile, Alemanha, Espanha, Estados Unidos

Duração: 1 h e 44 min

Gênero: Drama

Diretor: Sebastián Lelio

IMDB: www.imdb.com/title/tt5639354/

Sinopse: Marina é uma mulher trans. Quando seu parceiro morre, ela se vê diante da raiva e do preconceito da família dele. Ela luta por seu direito de sofrer – com a mesma energia ininterrupta que ela exibiu quando lutou para viver como uma mulher.


03. 120 batimentos por minuto (2017)

Título original:  120 battements par minute

Título em inglês: BPM

País: França

Duração: 2 h e 20 min

Gênero: Drama

Diretor: Robin Campillo

IMDB: www.imdb.com/title/tt6135348/

Sinopse: Retrato íntimo do grupo de ativistas do Act Up, grupo de apoio a pessoas com aids, no início da década de 1990.


02. Loveless (2017)

Título original: Nelyubov

Países: Rússia, França, Alemanha, Bélgica

Duração: 2 h e 07 min

Gênero: Drama

Diretor: Andrei Zvyagintsev

IMDB: www.imdb.com/title/tt6304162/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui.

Sinopse: Zhenya e Boris, um casal separado no meio de um divórcio desagradável, encontraram ambos novos parceiros e estão ansiosos para começar uma nova vida, mesmo que isso signifique abandonar o filho deles de 12 anos, Alyosha. Mas depois de ver uma das suas brigas desagradáveis, Alyosha desaparece.


01. The square – A arte da discórdia (2017)

Título original: The square

Países: Suécia, Alemanha, França, Dinamarca

Duração: 2 h e 22 min

Gêneros: Comédia, drama

Diretor: Ruben Östlund

IMDB: www.imdb.com/title/tt4995790/

Sinopse: Um gerente de museu está usando de todas as armas possíveis para promover o sucesso de uma nova instalação. Entre as tentativas para isso, ele decide contratar uma empresa de relações públicas para fazer barulho em torno do assunto na mídia em geral. Mas, inesperadamente, isso acaba gerando diversas consequências infelizes e um grande embaraço.


Adriano Zumba

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.