Top 10 filmes de Sergei Einsenstein

Se eu fosse fazer uma lista com as pessoas mais importantes da história do cinema, independentemente de suas áreas de atuação, Sergei Einsensten seguramente teria lugar cativo – e não apenas pelos seus filmes, que, diga-se de passagem, são considerados, alguns, obras-primas do cinema mundial e influenciaram uma gama de diretores ao longo do tempo, mas pela sua colaboração teórica para o mundo da sétima arte. Einsentein criou uma técnica de montagem chamada de montagem intelectual, ou dialética, ou de atrações, ou ideológica. Não vou discorrer sobre o assunto, pois há um certo grau de complexidade intrínseco e não é o objetivo deste post, mas, como uma explicação básica e resumida, seguem algumas palavras do próprio Einsenstein sobre sua montagem de atrações, que funcionam como um conceito: “uma vez reunidos, dois fragmentos de filme de qualquer tipo combinam-se inevitavelmente em um novo conceito, em uma nova qualidade, que nasce, justamente, de sua justaposição (…)”.

Einsenstein foi o homem que consolidou o cinema como expressão artística na União Soviética pós Revolução Russa, mesmo com a censura extrema imposta por Stalin a pessoas como ele, formadoras de opinião, por utilizarem uma ferramenta de divulgação de idéias com alcance inimaginável – o cinema. Comunista de formação, ele procurou, na medida do possível e da repressão imposta a seus trabalhos, transmitir sua ideologia e seus conceitos em seus filmes, que, ainda hoje, são marcos da ideologia política que ele vislumbrava. A verdade é que Sergei Einsenstein escreveu seu nome na história do cinema através de suas inovações e sua luta por liberdade artística em tempos tão difíceis da história da União Soviética, e porque não, da humanidade. Seguem abaixo seus 10 melhores filmes na opinião do blog. Critiquem à vontade.


10. O diário de Glumov (1923)

Título original: Dnevnik Glumova

País: União Soviética

Duração: 5 min

Gênero: Curta metragem

Diretor: Sergei Einsenstein

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0013992/

Sinopse: Primeiro filme dirigido por Sergei M. Eisenstein. É muito impressionante, e não apenas por seu valor histórico. Não importa o que Eisenstein mostra, é a forma como ele faz isso, é cativante: em uma forma lúdica estimulando a fantasia. A edição, embora não tão relevante como nos seus seguintes filmes, já era algo inovador. Inserção cinematográfica na adaptação modernizada e livre de Eisenstein do teatro russo de Ostrovskiy, do século 19, “The Wise Man” (“Na vsyakogo mudretsa dovolno prostoty”). O anti-herói Glumov tenta fugir da exposição em meio a acrobacias, insultos e palhaçadas farsescas. Vários membros da trupe de Eisenstein no lendário teatro de palco “Proletkult”, em Moscou, aparecem brevemente neste pequeno filme.


09. O Prado de Bejin (1937)

Título original: Bezhin Lug

País: União Soviética

Duração: 31 min

Gêneros: Curta metragem, Drama

Diretor: Sergei Einsenstein

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0028624/

Sinopse: O Prado Bejin é um filme Soviético de 1937 dirigido por Sergei Eisenstein, famoso por ter sido supostamente destruído antes de sua conclusão, ele conta a história de um jovem agricultor que está se opondo a seu próprio pai, que destina-se a trair o governo soviético por razões políticas sabotando a colheita anual. Inspirado no romance de Ivan Turgenev, é principalmente baseado na vida de Pavlik Morozov, um menino russo que se tornou um mártir político, após a sua morte, em 1932, depois que seu pai denunciou as autoridades soviéticas, sendo executado, em seguida, por sua família. A produção ocorreu entre 1935-1937, até que foi apreendida pelo Governo Central Soviético, alegando certas falhas artísticas, sociais e políticas mostradas no filme, passou algum tempo até que o filme foi esquecido, pensando-se inclusive que tivesse sido perdido durante os bombardeios da II Guerra Mundial. Felizmente, nos anos sessenta encontraram-se cortes e cópias parciais do filme, e é com eles que começou uma recriação baseado em imagens estáticas, com base no roteiro original.


08. O velho e novo / A linha geral (1929)

Título original: Staroye i novoye

Título em inglês: Old and new

País: União Soviética

Duração: 2 h e 01 min

Gêneros: Drama

Diretor: Sergei Einsenstein

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0020451/

Sinopse: Com o aparecimento da camponesa Marta, destacando-se na liderança sobre a massa, o filme gira em torno do processo de coletivização de uma aldeia de camponeses. Filme marcado por problemas com o regime de Stalin, por não ser compatível com o realismo socialista praticado por seu regime.


07. Que viva México! (1979)

Título original: Da zdravstvuyet Meksika!

Título em inglês: Que viva Mexico!

País: União Soviética

Duração: 1 h e 30 min

Gêneros: Documentário, drama, faroeste

Diretor: Sergei Einsenstein

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0079020/

Sinopse: Depois de revolucionar a edição cinematográfica com as montagens de Potenkin e A Greve, o diretor soviético Sergei Eisenstein, foi para Hollywood testar sua capacidade na Indústria Cinematográfica. Ignorado pelos produtores de filmes americanos, Eisenstein, Grigory Alexandrov e o Dir. de Fotografia Eduard Tisse, maravilhados com a etnia, geografia e a diversidade cultural mexicana, começaram a filmar um documentário altamente estilizado do povo e da sociedade volátil do México. Infelizmente, por problemas financeiros o diretor não conseguiu editar o filme. Em 1979, com longas anotações, desenhos (story board) de próprio punho, e rigorosa orientação do mestre Eisenstein, Alexandrov conseguiu finalizar a melhor e definitiva versão e a mais próxima possível do projeto inicial. Que Viva México!, é uma combinação brilhante: etnográfica, política, dramática e surrealista; que influenciou fortemente diretores como: O. Welles – `It´s all true´, Jodorowsky – `El Topo´, Kolotazov – `Yo soy Cuba´ e os trabalhos de Sergio Leone. Com seqüências nos desertos exóticos de Tehuantepec, as majestosas e selvagens touradas, a `Guerra dos Peões´ e o inimaginável e hipnótico `Dia dos Mortos´, as soldadeiras; esta é mais uma obra-prima que se torna indispensável aos que apreciam o gênial e inigualável Eisenstein.


06. Cavaleiros de ferro (1938)

Título original: Aleksandr Nevskiy

País: União Soviética

Duração: 1 h e 52 min

Gêneros: Drama

Diretor: Sergei Einsenstein

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0029850/

Sinopse: Na Rússia do século 13, invadida por estrangeiros, o príncipe Alexander Nevsky arregimenta a população para formar um exército e conter a invasão de cavaleiros teutônicos. Baseado em fatos históricos.


05. Ivan, o terrível – parte I (1944)

Título original: Ivan Groznyy I

Título em inglês: Ivan the Terrible – Part I

Duração : 1 h e 43 min

Gênero : Biografia, história

Direção : Sergei Einsenstein

IMDB : www.imdb.com/title/tt0037824/

Sinopse : Em 1547, Ivan IV (1530-1584), arquiduque de Moscou, se auto-proclama o Czar de Rússia e se prepara para retomar territórios russos perdidos. Superando uma série de dificuldades e intrigas, Ivan consegue manipular as pessoas destramente e consolidar seu poder.


04. Ivan, o terrível – parte II (1959)

Título original: Ivan Groznyy II

Título em inglês:

Duração : 1 h e 28 min

Gênero : Biografia, história

Direção : Sergei Einsenstein

IMDB : www.imdb.com/title/tt0051790/

Sinopse: Proibido por Stalin na URSS até 1958, o filme retrata o czar Ivan tentando criar um exército particular para o retorno a seu reinado, aliando-se a uma poderosa tia, que trama colocar seu próprio filho no trono.


03. Outubro (1928)

Título original: Oktyabr

Título em inglês: October

Duração : 1 h e 43 min

Gênero : Drama, história

Direção : Grigori Aleksandrov, Sergei Einsenstein

IMDB : www.imdb.com/title/tt0018217/

Sinopse : Em tom de documentário, acontecimentos em Petrogrado são encenados desde o fim da monarquia, em fevereiro de 1917, até o fim do governo provisório em novembro do mesmo ano. Lênin volta em abril. Em julho, os contra-revolucionários mandam prendê-lo. Em outubro, os Bolsheviks estão prontos para atacar: os dez dias que abalaram o mundo.


02. A greve (1925)

Título original: Stachka

Título em inglês: Strike

Duração : 1 h e 22 min

Gênero : Drama

Direção : Sergei Einsenstein

IMDB : www.imdb.com/title/tt0015361/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse : O filme recria a greve de 1912 na Tsarist Rússia, um conflito entre operários e polícia.


01. O encouraçado Potemkin (1925)

Título original: Bronenosets Potemkin

Título em inglês: Batteship Potemkin

Duração : 1 h e 15 min

Gênero : Drama, guerra, história

Direção : Sergei Einsenstein

IMDB : www.imdb.com/title/tt0015648/

Sinopse : Baseado em eventos históricos, o filme conta a história de uma rebelião no Navio de Guerra Potemkin. O que começou como um protesto, gerou uma rebelião depois que foram servidas carnes estragadas aos marujos no jantar. Os marujos erguem a bandeira vermelha e tentam levar a revolução no navio até a sua terra natal, a cidade de Odessa.


Adriano Zumba

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.