Top 10 filmes de Federico Felinni

Federico Felinni, um dos mais importantes diretores da história do cinema. O principal diretor italiano pós movimento neo-realista. Uma lenda do cinema italiano e mundial que marcou sua passagem por este plano terreno com filmes inesquecíveis que, ainda hoje, são usados como inspiração para tantos outros profissionais ao redor do mundo. Segundo a Wikipedia, “com uma combinação única de memória, sonhos, fantasia e desejo, os filmes de Felinni têm uma profunda visão pessoal da sociedade, não raramente colocando as pessoas em situações bizarras”. Definição perfeita para sua obra.

Felinni adorava, em seus filmes, trabalhar com o ridículo. A sátira andou a seu lado durante praticamente toda a sua carreira e esta foi uma característica marcante de seu estilo de fazer cinema. Provavelmente muitos não vão concordar com a lista proposta pois há um grau de dificuldade enorme em escolher apenas 10 filmes do mestre Felinni mas seguem abaixo, a nível de sugestão, os melhores filmes de Federico Felinni. Comentem e critiquem à vontade.


10. E la nave va (1983)

Título em inglês: And the ship sails on

Países: Itália, França

Duração: 2 h e 12 min

Gêneros: Drama, história, música

IMDB: www.imdb.com/title/tt0087188/

Sinopse: Junho de 1914. O navio Gloria N. deixa Nápoles levando as cinzas da cantora lírica grega Edmea Tutea, que serão jogadas no mar da Grécia. Entre os passageiros estão diversos artistas e nobres, de vários países. Durante a viagem o navio acolhe refugiados sérvios, o que traz problemas quando ele é abordado por uma embarcação do Império Austro-Húngaro, que tinha declarado guerra à Sérvia recentemente.


09. A trapaça (1955)

Título original: Il bidone

Título em inglês: The swindle

Países: Itália, França

Duração: 1 h e 53 min

Gêneros: Comédia, drama

IMDB: www.imdb.com/title/tt0047876/

Sinopse: Três trapaceiros vivem a aplicar pequenos golpes, aproveitando-se da ingenuidade das pessoas simples. O líder, Augusto, é um homem de meia-idade. Seus companheiros, mais novos, são Carlo, cujo apelido é Picasso, por querer tornar-se pintor, e Roberto, que deseja tornar-se o Johnny Ray italiano e levar uma boa vida.


08. Roma de Felinni (1972)

Título original: Roma

Países: Itália, França

Duração: 2 h e 00 min

Gênero: Drama

IMDB: www.imdb.com/title/tt0069191/

Sinopse: Um passeio pela capital italiana. Por suas piazas, bordeis, pelo seu subsolo… Tudo acompanhado pelo traço original de Fellini.


07. Julieta dos espíritos (1965)

Título original: Giulietta degli spiriti

Título em inglês: Giulietta of the spirits

Países: Itália, França

Duração: 2 h e 17 min

Gêneros: Comédia, drama, fantasia

IMDB: www.imdb.com/title/tt0059229/

Sinopse: Numa casa de campo, Julieta passa seus dias sossegada com seu marido. Porém, durante seu aniversário de casamento, suas irmãs aparecem para a festa, e trazem um guru psíquico, que faz uma evocação de espíritos. À partir deste evento, Julieta começa a ser atormentadas por visões do outro mundo, que parecem tentar mostrá-la os rumos de sua vida, bem com a traição do marido. Mas, seriam estes espíritos amigos?


06. Os boa vidas (1953)

Título original: I vitelloni

Título em inglês: The young and the passionate

Países: Itália, França

Duração: 1 h e 47 min

Gêneros: Comédia, drama

IMDB: www.imdb.com/title/tt0046521/

Sinopse: Em Rimini, uma pequena cidade italiana, Moraldo, Alberto, Fausto, Leopoldo e Riccardo formam um grupo que nada mais faz do que passar o seu dia-a-dia em farras, conquistas amorosas ou estando numa qualquer esplanada ou salão de jogos. São sustentados pelos pais e não têm vontade nenhuma de trabalhar. No entanto, esse modo de vida acaba para Fausto quando engravida a irmã de Moraldo e, às pressas, é obrigado a casar. Uma responsabilidade que ele não quer, até porque a paixão libertina pelas mulheres continua acesa. O filme foi filmado nas cidades de Florença, Rimini e Viterbo, participou do Festival de Veneza de 1954 e venceu o Leão de Ouro.


05. Amarcord (1973)

Países: Itália, França

Duração: 2 h e 03 min

Gêneros: Comédia, drama

IMDB: www.imdb.com/title/tt0071129/

Sinopse: Através dos olhos de Titta (Bruno Zanin), um garoto impressionável, o diretor dá uma olhada na vida familiar, religião, educação e política dos anos 30, quando o fascismo era a ordem dominante. Entre os personagens estão o pai e a mãe de Titta, que estão constantemente batalhando para viver, além de um padre que escuta confissões só para dar asas à sua imaginação anti-convencional.


04. Noites de Cabíria (1957)

Título original: Le notti di Cabiria

Título em inglês: The nights of Cabiria

Países: Itália, França

Duração: 1 h e 50 min

Gênero: Drama

IMDB: www.imdb.com/title/tt0050783/

Sinopse: Uma prostituta procura, incansavelmente, seu verdadeiro amor nas ruas de Roma. Após muitas decepções, encontra o pretendente dos sonhos no local e hora mais inapropriados.


03. Oito e meio (1963)

Título original: Otto e mezzo

Título em inglês: 8½

Países: Itália, França

Duração: 2 h e 18 min

Gênero: Drama

IMDB: www.imdb.com/title/tt0056801/

Sinopse: Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem idéia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade.


02. A doce vida (1960)

Título original: La dolce vita

Título em inglês: The sweet life

Países: Itália, França

Duração: 2 h e 54 min

Gêneros: Comédia, drama

IMDB: www.imdb.com/title/tt0053779/

Sinopse: “Roma, início dos anos 60. O jornalista Marcello (Marcello Mastroianni) vive entre as celebridades, ricos e fotógrafos que lotam a badalada Via Veneto. Neste mundo marcado por um vazio existencial, frequenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida.”


01. A estrada da vida (1954)

Título original: La strada

Título em inglês: The road

País: Itália

Duração: 1 h e 48 min

Gênero: Drama

IMDB: www.imdb.com/title/tt0047528/

Sinopse: Gelsomina é vendida por sua mãe para Zampano. Ambos não têm nada em comum: o jeito ingênuo e humilde da jovem é o oposto da rudeza de Zampano, um artista mambembe. A chegada de um equilibrista que admira especialmente Gelsomina trará acontecimentos inesperados.


Adriano Zumba e Geraldo Willian

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.