Eu vi o diabo (2010)

Título original: Ang-ma-reul bo-at-da

Título em inglês: I saw the devil

País: Coréia do sul

Duração: 2 h e 21 min

Elenco Principal: Min-sik Choi, Byung-Hum Lee, Joon-Hyuk Lee

Gêneros: Ação, crime, horror, thriller

Diretor: Kim Jee-Woon

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1588170/


Sinopse: Kyung-chul é um perigoso psicopata que mata por prazer. Um dia, a noiva do agente secreto Kim Soo-hyeon se torna presa do psicopata e é encontrada morta em um horrível estado. O noivo caça o criminoso, espanca-o brutalmente e o liberta, iniciando um jogo de gato e rato.


O IRRACIONAL BICHO-HOMEM.


Logo no início do filme, a brancura de uma abundante neve invernal alveja o caminho de um motorista que transita devagar com sua van escolar ao som de uma calma melodia e em uma rodovia tranquila, transparecendo simplesmente estar em paz. Os primeiros segundos do filme escondem o objetivo de um dos filmes mais pesados dos últimos anos. Um festival de mentes perturbadas e muito sangue ruborizando a tela a cada instante. Este é “Eu vi o diabo“, um filme no qual o homem de bem (ou uma das vítimas) se iguala e se confunde com o psicopata em nome de sua sede de vingança (na mais perfeita acepção do ditado “a vingança é um prato que se come frio”), na qual outras pessoas acabam pagando o preço da insensatez. Devido à crueza das cenas, não recomendo para pessoas sensíveis.

Um assassino e estuprador em série, Kyung-chul, violenta e esquarteja uma jovem mulher, Joo-yun. Ela era filha de um chefe de polícia aposentado e noiva de um agente do Serviço de Inteligência Especial da Coreia do Sul, o engomadinho Soo-hyun. Definitivamente, o bandido escolheu a pessoa errada, porque, após os delitos, Soo-hyun, tomado pela tristeza, pelo ódio e pelo remorso de, mesmo sendo policial, não ter conseguido impedir a morte de sua noiva (que posteriormente é revelado que estava grávida) “vê o diabo”, intimamente promete vingança e faz o responsável pagar, com juros – e com requintes de crueldade -, todo o sofrimento que ele impôs a Joo-yun.

Apesar de conter um esquema macabro por trás das mortes e esquartejamentos à vontade, o filme tem pouco mistério, mas, na verdade, o mistério não é o foco da narrativa. Uma investigação particular de Soo-yun é iniciada e o assassino, bem como os seus métodos, são identificados em apenas 40 minutos de filme. Os outros 100 minutos da história são dedicados a uma das mais cruéis vinganças já mostradas no cinema. Esta é uma especialidade do cinema coreano – e do cinema de olhos puxados como um todo. É como se fosse a temática preferida! Em “Eu vi o diabo“, não há subterfúgios, o mocinho sempre encara o bandido de frente, nunca esconde sua face e protagoniza cenas de luta muito bem coreografadas e regadas a muito sangue e torturas que realmente incomodam visualmente o espectador. Admito que o roteiro é pobre, pois se trata apenas de uma vingança, sem outras subtramas relevantes e sem a inserção de outras linhas de raciocínio importantes ao longo da exibição, contudo, não posso negar que é bastante competente no que se propõe a desenvolver.

A despeito de excelentes atuações de todos os personagens principais, o psicopata é quem chama mais a atenção. Numa interpretação de mestre, Min-sik Choi, o Dae-su de “Oldboy” (2003), mostra realmente que é um ator diferenciado. Seu personagem exterioriza um sadismo à flor da pele, um total desprezo pela vida – inclusive pela sua -, e uma frieza congelante – para combinar com o ambiente. Além disso, ele fora rejeitado pela família e o roteiro sugere uma rejeição pelas mulheres em geral. Os melhores amigos de Kyung-chul são seus artefatos perfuro-cortantes, incluindo até uma guilhotina. Min-sik Choi, com seu trabalho, consegue atrair todos os holofotes e entregar ao seu diretor um dos psicopatas mais realistas e bem construídos que já tive a oportunidade de conhecer no cinema. Uma atuação digna de muitas premiações, que realmente aconteceram.

Os aspectos técnicos do filme também merecem bastante destaque. A câmera é frenética, para dar a sensação de movimento e ação; a trilha sonora acompanha fielmente o contexto das cenas potencializando as tensões; as locações são imponentes e a fotografia é exuberante, principalmente as cenas na neve, aliás, neve e sangue são dois elementos que visualmente promovem um contraste bem interessante. O primeiro elemento, literalmente, abrilhanta a presença do segundo. Quem assistiu a “Fargo” (1996) consegue entender o que estou comentando.

Eu vi o diabo” escancara o pior que existe nos seres humanos através das situações apresentadas. Todos acabam sendo vítimas de alguma maneira, e o diabo, representando a mais obscura maldade, principalmente nos dois protagonistas, é o grande vencedor da história. Encerro afirmando que esse filme deve se passar nos quintos dos infernos!

É tenso! É visceral! É indigesto! É sanguinolento! É underground! É hardcore! É um dos melhores do gênero! Alguns podem até considerá-lo como um filme exploitation, mas vale muito a pena conferir. Apreciem com moderação – e estômago.

O trailer com legendas em português de Portugal segue abaixo.

Adriano Zumba


TRAILER

4 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.