Top 20 filmes indianos disponíveis na Netflix

LISTA ATUALIZADA EM 09/01/2020

Já ouvi de muitas pessoas que, após terem uma decepção com um filme de um determinado país, rotulam, de forma ampla e genérica, toda a cinematografia do país como ruim. Como sou fã do cinema da Índia e sabedor que muita gente utiliza a Netflix como fonte para a maioria de suas experiências cinematográficas, resolvi fazer uma lista com os melhores filmes indianos, que estão disponíveis na referida plataforma de filmes online, para auxiliar os espectadores a escolherem um filme de qualidade e de acordo com suas preferências. A cinematografia indiana, apesar de possuir muitos filmes estranhos e até trashes – que também estão disponíveis na Netflix -, possui outros que são excepcionais. É só uma questão de saber escolher. Há até um filme que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro: “Laagan”, o terceiro da lista. A verdade é que o cinema indiano está muito bem representado nessa famosa plataforma de streaming

Seguem abaixo os melhores filmes indianos disponíveis na Netflix. Espero que assistam a eles e depois comentem.

Obs. 1: Esta lista será atualizada periodicamente para refletir os lançamentos de novos filmes indianos da Netflix.


20. Madaari 92016)

País: Índia

Duração: 2 h e 13 min

Gêneros: Aventura, crime, drama, thriller

Diretor: Nishikant Kamat

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt5713232/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Uma ponte em construção desaba em Mumbai e mata a família de um homem. Ele luta para que os responsáveis encarem a justiça.


19. Dhanak (2015)

Título em inglês: Rainbow

País: Índia

Duração: 1 h e 46 min

Gênero: Drama

Diretor: Nagesh Kukunoor

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt4088588/

Sinopse: Em Rajasthan na Índia, Pari (Hetal Gada), uma menina de 10 anos, e Choru (Krrish Chhabria), seu irmão de 8 anos, moram em uma vila perto das dunas de areia. Eles perderam os pais em um acidente e moram com os tios. Choru é cego, mas lida bem com a situação, enquanto Pari são os olhos dele, sua guia e melhor amiga. Ainda inocentes, Pari promete a Chotu que ao completar 9 anos ele irá enchergar e, ao ver um cartaz de doação de olhos, ela acredita que encontrará alguém que possa ajudá-la.


18. Badla (2019)

País: Índia

Duração: 1 h e 58 min

Gêneros: Crime, drama, mistério, thriller

Diretor: Sujoy Ghosh

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt8130968/

Sinopse: Uma jovem empresária de sucesso encontra-se trancada em um quarto de hotel com o cadáver de seu amante morto. Ela contrata um advogado de prestígio para defendê-la e eles trabalham juntos para descobrir o que realmente aconteceu. Refilmagem do filme espanhol “Um contratempo” (2016). A comparação entre a obra espanhola e a indiana pode ser lida clicando-se aqui.


17. Interrogatório (2015)

Título original: Visaaranai

Título em inglês: Interrogation

País: Índia

Duração: 1 h e 48 min

Gêneros:  Crime, drama, thriller

Diretor: Vetrimaaran

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt4991384/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Um grupo de imigrantes estão passando por uma injustiça. Eles foram detidos pela polícia, torturados e forçados a admitir um crime que não cometeram. Mas, quando todas as suas esperanças parecem ter se perdido, um policial de sua cidade natal depõe e finalmente consegue libertá-los. Mas o real problema começa quando o policial pede um favor em troca.


16. Udta Punjab (2016)

Título em inglês: Flying Punjab

País: Índia

Duração: 2 h e 28 min

Gêneros: Ação, crime, drama

Diretor: Abhishek Chaubey

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt4434004/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: O que uma estrela do rock, uma trabalhadora rural, uma médica e um policial, podem ter em comum? Simples, Punjab! Quatro vidas, uma conexão – ‘Udta Punjab’ leva você a uma viagem a diferentes esferas da vida e retrata a luta contra a ameaça das drogas a própria maneira. Uma história que gira em torno do abuso de drogas no norte do Estado indiano de Punjab e como os jovens sucumbiram a ele, resultando em um declínio socioeconômico.


15. Raees (2017)

País: Índia

Duração: 2 h e 23 min

Gêneros: Ação, crime, drama

Diretor: Rahul Dholakia

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt3405236/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: O filme é ambientado no início dos anos 80 e 90 em Gujarat. A história fictícia de um contrabandista de bebidas alcoólicas que constrói um império no estado de Gujarat, o único estado que ainda segue a proibição do comercio de bebidas. É uma história sobre sua ascensão e seus relacionamentos, que o ajudam a se tornar o homem mais poderoso do estado. E cujo negócio é frustrado por um policial durão.


14. The sky is pink(2015)

Países: Índia, Reino Unido, Canadá, Estados Unidos

Duração: 2 h e 23 min

Gêneros: Drama, família, romance

Diretora: Shonali Bose

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt8902990/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Aisha Chaudhary, pouco tempo depois que nasceu, é diagnosticada com SCID, um distúrbio genético raro que ameaça a sua sobrevivência. Nesse cenário, seus pais escolhem como objetivo de vida empregar todos os esforços e lutar contra todas as probabilidades para enfrentar as crises que estão surgindo – e surgirão – no caminho de Aisha, para que a morte se mantenha sempre distante de sua filha, apesar de terem ciência de que a possibilidade de tudo ser em vão é imensa.


13. Dangal (2016)

País: Índia

Duração: 2 h e 35 min

Gêneros: Ação, biografia, drama, esporte

Diretor: Nitesh Tiwari

IMDB: www.imdb.com/title/tt5074352/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Mahavir Phogat vive em uma aldeia em Haryana com sua esposa Daya. Mahavir é um lutador amador e ganhou vários campeonatos locais. No entanto, ele teve que desistir da luta profissional, mas a luta nunca realmente o deixou. Mahavir sonha em um dia ter um filho homem que trará uma medalha de ouro para a Índia. Infelizmente’ sua esposa dá à luz quatro filhas, as duas primeiras são Geeta e Babita nas quais Mahavir deposita seu sonho de ouro, ensinado a elas a arte de lutar. Dangal é um filme biográfico baseado na vida de um lutador nacional, Mahavir Singh Phogat, que transformou suas filhas em lutadoras. É uma história honesta de um pai determinado e suas filhas obedientes que fazem qualquer coisa para se tornar lutadoras de classe mundial e fazer a Índia orgulhosa.


12. Kahaani (2012)

País: Índia

Duração: 2 h e 02 min

Gêneros: Drama, mistério, thriller

Diretor: Sujoy Ghosh

IMDB: www.imdb.com/title/tt1821480/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Vidya Bagchi (Vidya Balan) foi de Londres para a Índia, grávida, procurar seu marido desaparecido. O caso do desaparecimento fica cada vez mais complexo, e a entrada de agentes do governo em sua resolução mostra que há muito a se desvendar nesta história.


11. Pink (2016)

País: Índia

Duração: 2 h e 16 min

Gêneros:  Crime, drama, thriller

Diretor: Aniruddha Roy Chowdhury

IMDB: www.imdb.com/title/tt5571734/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Meenal Arora foi agredida sexualmente, mas acaba sendo julgada por tentativa de homicídio do estuprador. É hora de questionar a cultura do estrupo na Índia.


10. OMG – Oh my God! (2012)

País: Índia

Duração: 2 h e 10 min

Gêneros: Comédia, drama, família, fantasia

Diretor: Umesh Shukla

IMDB: www.imdb.com/title/tt2283748/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: A história é baseada na vida de Kanjibhai (Paresh Rawal), um comerciante de antiguidades. Quando um tornado destrói sua loja de antiguidades, ele começa a acreditar em Deus. O filme gira em torno de sua viagem ao redor do mundo tentando provar que Deus não existe, mas uma visita inesperada do Deus Krishna (Akshay Kumar) começa uma confusão entre Kanjibhai vs Deus. É mais ou menos baseado na peça Gujarati, Kanji Virrudh Kanji e também no jogo Hindi, Kishen vs Kanhaiya.


09. Padman (2018)

País: Índia

Duração: 2 h e 19 min

Gêneros: Biografia, drama

Diretor: R. Balki

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt7218518/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: O filme é baseado na história real de Arunachalam Muruganantham, inventor de uma maquina que produz absorvente feminino de baixo custo, ajudando a conscientizar a população sobre práticas anti-higiênicas tradicionais em torno da menstruação na Índia rural.


08. Mom (2017)

País: Índia

Duração: 2 h e 26 min

Gêneros: Crime, drama, thriller

Diretor: Ravi Udyawar

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt5690142/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Ninguém sabe o que uma mãe está sentindo. Em nossa vida diária, percebemos verdadeiramente a importância do papel que a mãe desempenha em nossas vidas? Desde a nossa infância, elas são o nosso refúgio seguro, nosso consolo e nossa única fonte de felicidade instantânea. O filme retrata a jornada de uma mãe enquanto luta para proteger sua filha e o resto da família. Tudo é justo no amor e na guerra quando você é mãe!


07.  Toilet – Uma história de amor (2017)

Título original: Toilet – Ek Prem Katha

País: Índia

Duração: 2 h e 35 min

Gêneros: Comédia, drama

Diretor: Shree Narayan Singh

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt5785170/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: O filme é uma comédia que tem como trama central a campanha governamental para melhorar as condições de saneamento na Índia, com ênfase na redução da defecação aberta em áreas públicas, especialmente nas áreas rurais da Índia. Na estória, em um vilarejo do interior, um marido tenta a todo custo construir um banheiro para a sua esposa.


andhadhun

06. Assassinato às cegas (2018)

Título original: Andhadhun

Título em inglês: Shoot the piano player

País: Índia

Duração: 2 h e 22 min

Gêneros: Comédia, crime, thriller

Diretor: Sriram Raghavan

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt8108198/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Ele é um pianista e deficiente visual que, sem querer, acaba no local onde um ex-ator foi morto. As reviravoltas na vida do músico mal começaram.


05. Lagaan – Era uma vez na Índia (2001)

Título original: Lagaan: Once upon a time in India

Duração: 3 h e 44 min

Gênero:  Aventura, drama, esporte, musical, romance

Diretor: Ashutosh Gowaricker

IMDB: www.imdb.com/title/tt0169102/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: Índia, época da Rainha Victoria. Ano de 1893. Champaner, uma pequena povoação de camponeses da Índia Central. Nos arredores desta localidade é levantado um cantão britânico, governado pelo capitão Russell, um homem poderoso e arrogante, que decide sobre a vida e a morte dos habitantes dos povoados que estão sob a sua jurisdição. Lagaan, narrará a história de um insólito grupo de heróis encabeçados por Bhuwan, um jovem e enigmático camponês, cujo valor nasce dos seus ideais e do sonho que alberga no seu coração. Bhuwan, conta com a ajuda de Elizabeth, uma delicada menina inglesa, e da sua melhor amiga Gauri, uma jovem hindu que sonha casar com o homem que ama.


 

04. Baahhubali: o início (2015) / Baahubali 2: a conclusão (2017)

Títulos originais: Baahubali: the beggining / Baahubali 2: the conclusion

Durações: 2 h e 39 min / 2 h e 47 min

Gêneros: Ação, aventura, guerra, história

Diretor: S. S. Rajamouli

IMDBs: INÍCIO -> www.imdb.com/title/tt2631186/; CONCLUSÃO -> http://www.imdb.com/title/tt4849438/

Críticas Cineminha Zumbacana: INÍCIO -> Clique aqui; CONCLUSÃO -> clique aqui

Sinopses: INÍCIO -> Um filme que descreve uma batalha entre 2 irmãos. Shiva é um órfão sendo criado pela tribo que o encontrou no meio de um rio, ajudado por uma mão solitária pertencente a uma misteriosa senhora. Ao ver os soldados mortos nas proximidades, eles entendem que o recém-nascido está em perigo e fecham o túnel que supõem ter sido percorrido pelas pessoas que perseguiram a estranha senhora. Esse túnel ao que perceberam conduzia para cima das montanhas, onde supõem que exista uma cidade. Shiva cresce tentando alcançar o topo da montanha, pois algo o atraía para lá, até que depois de adulto, ele consegue chegar e então, desvenda-se sua verdadeira história.

CONCLUSÃO-> Shivudu, o filho de Bahubali, está cada vez mais perto de conhecer sua verdadeira herança e encarar de vez suas novas responsabilidades. Querendo respostas para questões que fogem de seu conhecimento, como o real motivo por trás da morte de seu pai, ele encontrará uma barreira para os seus planos devido aos fatos de seu próprio passado.


barfi_poster

03. Barfi! (2012)

País: Índia

Duração: 2h e 31 min

Gêneros: Comédia, drama, romance

Diretor: Anurag Basu

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt2082197/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Situado na década de 1970 em um canto bonito da Índia, Barfi! é a história de três jovens que aprendem que o amor não pode ser definido nem contido pelas normas da sociedade de normal e anormal. Barfi, um garoto surdo mudo se apaixona por Shruti. Apesar de sua profunda afeição por Barfii, Shruti cede a pressão da sociedade e dos pais para casar com um homem “normal” e levar uma vida ‘normal’. Muitos anos depois, seus caminhos se cruzam novamente quando Barfi, agora apaixonado por Jhilmil, está foragido da polícia. Barfi está procurando desesperadamente Jhilmil, que desapareceu. Shruti percebe que Jhilmil é autista o que a faz reconhecer que o verdadeiro amor é realmente cego. Presa em um jogo de gato e rato, na busca pela menina que Barfi ama, Shruti percebe que ela ainda é apaixonada por ele. Ela deve agora escolher entre sua felicidade e Barfi!


rang de basanti

02. Pinte de Açafrão (2006)

Título original: Rang de basanti

Título em inglês: Colour it yellow

País: Índia

Duração: 2 h e 37 min

Gêneros: Comédia, drama

Diretor: Rakeysh Omprakash Mehra

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt0405508/

Crítica Cineminha Zumbacana: clique aqui

Sinopse: Uma estudante inglesa chega à Índia para realizar um documentário sobre a independência do país. Inicialmente, os estudantes participantes do filme ridicularizam as pessoas e os ideais do passado, mas, pouco a pouco, o passado e o presente se interagem na construção da sociedade indiana contemporânea.


01. Como estrelas na terra (2007)

Título original: Taare Zameen Par

Título em inglês: Like stars on earth

Duração: 2 h e 45 min

Gênero: Drama

Diretores: Aamir Khan, Amole Gupte

IMDB: www.imdb.com/title/tt0986264/

Crítica Cineminha Zumbacana: Clique aqui

Sinopse: É a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. O jovem Ishaan, não consegue acompanhar as aulas ou focar sua atenção, e é tratado com muita rudeza por seu pai. Após serem chamados pela escola, o pai decide levá-lo a um internato, atitude que leva o pequeno a entrar em depressão. Um professor substituto de artes, Nikumbh, logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de viver.


Adriano Zumba

3 comentários Adicione o seu

  1. Anônimo disse:

    Amei a lista dos filmes, porém faltou um filme excepcional !!
    Zero é o nome do filme”
    Lindo, lindo , lindo! Este também deve constar ai!

    Curtir

  2. Hélia disse:

    Parabéns pela lista! Sou fã de filmes indianos e sua lista está ótima! “Toilet”, “Padman”, “Como estrelas…”, “Assassinato as cegas”, “MOM’… Excelentes!

    Curtir

    1. Obrigado Helia. Há também no blog uma lista só de indianos que julgo serem os melhores que estão disponíveis na netflix. Segue o link: https://cineminhazumbacana.wordpress.com/2018/09/19/top-20-filmes-indianos-disponiveis-na-netflix/

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.